Técnicos do pré-hospitalar representam a Região na prova que decorre na Figueira da Foz. Socorristas da Madeira Emergência treinaram durante mais de um mês. TRAUMA
Este fim de semana acontece o Campeonato Nacional de Trauma, no qual a Madeira estará presente com duas equipas da Associação Madeira Emergência, o que acontece pela primeira vez desde que foi criada esta competição. A prova decorrerá na Figueira da Foz, e os três primeiros classificados deste concurso destinado aos técnicos do pré-hospitalar português terão acesso ao “World Rescue Challenge 2017”, que acontece na Roménia, uma espécie de Campeonato do Mundo de Trauma. Ao todo, estão apuradas para a fase final do campeonato nacional 20 equipas, entre elas duas formações constituídas por madeirenses. David Santos e Nuno Gomes fazem parte do Team 1 da Madeira Emergência, enquanto Gonçalo Félix e Carlos Mendes são a segunda equipa.
TREINOS EM CENÁRIOS “REAIS”
O JM acompanhou um dia de treinos das duas formações, durante várias horas e realizadas no Funchal. Cada equipa tentou resolver dois cenários de socorro a vítimas de trauma, aplicando as mais avançadas técnicas utilizadas pelas equipas de emergência em todo o mundo. O primeiro é o “Standart” (uma vítima), o segundo é o Complexo (duas vítimas), em ambos os cenários o socorro é feito por apenas dois elementos.
Os cenários foram criados pela treinadora Mafalda Fernandes, enfermeira de profissão, também ela com um vasto repertório de formação no pré-hospitalar madeirense.
«O principal objectivo ultrapassa os resultados finais do campeonato. O importante é que cada um deles se sinta mais preparado para desenvolver estas técnicas na rua, nos seus serviços pré-hospitalares do dia a dia», começa por referir Mafalda Fernandes.
De certa forma, acrescenta, «é também importante que eles se sintam seguros dentro de um cenário de trauma real ou não. Que percebam o porquê de estar a fazer estas coisas». Hoje em dia, «não faz sentido sermos padronizados e fazermos porque alguém disse que é assim. É importante perceber, primeiro, ir ao fundo da questão. Daí este trabalho todo. Eles também realizam testes, apresentam capítulos sobre trauma. Não será só a prática, pois aqui também desenvolvemos uma parte teórica bastante forte», refere.
Para os campeonatos nacionais, Mafalda Fernandes afirma que tentam «recriar ao máximo cenários de vítimas de trauma, tentar complicar o máximo possível para tentar aproximá-los da realidade, tentando sempre ter em conta a sintomatologia da vítima e a forma de socorrer conforme as técnicas de trauma usadas em todo o mundo». JM
Aumentar conhecimento
David Santos também é membro da direção da Madeira Emergência e está nesta prova com o objectivo «de ganhar o máximo de conhecimento na área, pois esta é a primeira vez que se está a participar no campeonato nacional. Estamos, naturalmente, com uma outra visão da realidade e do campeonato.
A troca de experiência e maneira de trabalhar de equipas diferenciadas e com muito mais formação do que a nossa. Naturalmente, estas equipas vão com vontade de aprender o máximo e, com isso, melhorar a nossa prestação no pré-hospitalar».
Beneficia os utentes
Gonçalo Félix é presidente da Associação da Madeira e vai participar pela primeira vez num evento deste tipo, ao nível nacional. Sendo também ele elemento ligado ao socorro pré-hospitalar na Madeira, refere que «sendo uma instituição ligada ao socorro, é importante estar ligado a esta competição, já que faz parte, também, da formação, o que permite aos técnicos de rua terem cada vez mais formação e sejam melhores. Quem vai «beneficiar são, sem dúvida, as vítimas e utentes do nosso pré-hospitalar»
GONÇALO FÉLIX TEAM MADEIRA EMERGÊNCIA 2 Idade: 36 anos Profissão: Gerente dos parques estacionamentos SABA. Hobbies: - Serviço de ambulância Socorro (CVP) - Formação - Radioamadorismo – Ralis
CARLOS MENDES TEAM MADEIRA EMERGÊNCIA 2 Idade: 23 anos Profissão: Socorrista Hobbies: - Brincar com a filha - Voluntariado (CVP) - Viajar - Ir à Praia
NUNO GOMES TEAM MADEIRA EMERGÊNCIA 1 Idade: 37 anos Profissão: Empregado Escritório Hobbies: - Voluntariado - Socorrismo – Família
DAVID SANTOS TEAM MADEIRA EMERGÊNCIA 1 Idade: 34 anos Profissão: Socorrista Hobbies: - Leitura - Rali – Fotografia
In “Jornal da Madeira”