O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) lançou uma nova aplicação para telemóvel, que vai permitir a entrega das despesas de saúde, sem necessidade de deslocação aos balcões de atendimento.

A apresentação decorreu no dia 28 de março, no auditório do Museu de Eletricidade – Casa da Luz.

A presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Rubina Silva, salienta que, através desta nova ferramenta, os beneficiários do Serviço de Saúde da RAM (SRS-Madeira) irão aceder a um conjunto de funcionalidades, que podem ser realizadas em qualquer lugar, o que implica que este processo possa ser efetuado de forma mais rápida, prática e com maior conforto. 

Rubina Silva sublinha que esta medida resulta do compromisso assumido pelo IASAÚDE, IP-RAM, de tornar os serviços mais próximos e acessíveis aos utentes e da aposta na desmaterialização dos processos, sendo uma sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para o reforço da presença online.

 

Rubina Silva, Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, apresentou a APP IASAÚDE

 

Com a nova App IASAÚDE, os beneficiários do SRS-Madeira terão a possibilidade de carregar os documentos necessários para o pedido de reembolso (faturas, prescrições, relatórios) e enviar o pedido, sendo todo o processo realizado via online.

A App contempla cinco áreas essenciais: Registo e login; agendamentos; reembolsos; reembolso especial e área pessoal.

Desta forma, depois de efetuar o registo, o utente poderá fazer o agendamento do atendimento presencial nos balcões dos vários concelhos da Região Autónoma da Madeira.

Na área de reembolso, será possível distinguir os diferentes tipos de despesa, sendo no final desta etapa o utente informado se o pedido foi efetuado com sucesso para ser posteriormente analisado pelos serviços do IASAÚDE, IP-RAM.

No que se refere ao reembolso especial, é dirigido aos utilitários que cumpram os requisitos do Cartão de Reembolso Especial, ou seja, os pensionistas e/ou beneficiários do SRS-Madeira que aufiram rendimentos em montante não superior ao salário mínimo regional e estejam isentos de IRS. Os utentes que ainda não são detentores deste cartão podem fazer o pedido de adesão através da App, sendo ainda possível fazer a renovação deste documento.

Na área pessoal, poderá ser realizada a gestão dos dados do utente, como a alteração do código PIN, do IBAN ou dos contactos. Futuramente será ainda possível fazer a gestão de diferentes beneficiários.

A App IASAÚDE é, assim, mais um passo no objetivo da digitalização na área da Saúde da RAM, no âmbito do Investimento “Fortalecimento do Serviço Regional de Saúde da RAM”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), beneficiando de um financiamento no valor de 78.800€+IVA.

Este eixo tem por finalidade contribuir para a digitalização e a desmaterialização de processos, nomeadamente através do desenvolvimento de ferramentas e soluções digitais, para um melhor acesso dos cidadãos à informação e aos serviços de saúde, maior qualidade no serviço prestado e, por sua vez, uma maior segurança e controlo dos custos em saúde.