No âmbito da revisão do financiamento em saúde, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) tem vindo a proceder a alterações nos acordos existentes com prestadores privados de saúde e na área dos reembolsos.

Entre janeiro e maio deste ano, o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, já apoiou a área da saúde mental em mais de 7 milhões euros. Este investimento reflete-se nos acordos de cooperação estabelecidos com três instituições de referência na área, nomeadamente a Casa de Saúde São João de Deus, pertencente ao Instituto São João de Deus, a Casa de Saúde Câmara Pestana e o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, ambos pertencentes às Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

No âmbito do Programa “+Visão”, entre janeiro e agosto deste ano, o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), já prestou apoio a mais de mais de 690 crianças e jovens, bem como mais de 670 idosos, totalizando mais de 1.300 beneficiários.

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) registou um aumento significativo no número de atendimentos no Balcão do Prestador nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao período homólogo. De acordo com os dados mais recentes, foram realizados 2.793 atendimentos, mais 676 em relação a 2023, o que equivale a mais 24%, indicando uma tendência clara de aumento na procura deste serviço.

Desde janeiro deste ano, o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), já procedeu à comparticipação de 607 vacinas de alergologia a utentes que sofrem de doenças a nível do foro alergológico. Este tratamento é comparticipado em 50% na Região e, só no presente ano, o valor já ascende aos 61 mil 213 euros. 

O Serviço de Reembolsos das despesas de saúde localizado no concelho de Santa Cruz completou três anos de funcionamento. Este foi um dos balcões de reembolsos instalados fora do concelho do Funchal, uma medida implementada pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), em 2021.

 O Serviço de Reembolsos das Despesas de Saúde localizado nos Centros de Saúde dos concelhos do Porto Moniz e de São Vicente completam três anos de funcionamento.

O posto de reembolsos das despesas de saúde, localizado no concelho da Ponta do Sol tem vindo, ao longo dos três anos de funcionamento, a beneficiar a população local através de um serviço de proximidade.

As candidaturas para o Internato Médico para o ano de 2025 já se encontram abertas e podem ser formalizadas até ao dia 23 de setembro deste ano. 

Numa altura em que muitos madeirenses ingressam o Ensino Superior, o Instituto de Administração da Saúde, IASAÚDE, IP-RAM, lembra que os estudantes universitários matriculados em estabelecimentos fora da Região, beneficiam, igualmente, da comparticipação de cuidados ou serviços de saúde realizados no continente ou na Região Autónoma dos Açores.