Em nove meses de implementação, o Programa “+Sorriso” já comparticipou 1.744 cuidados ortodônticos a crianças e jovens da Região. A maior parte dos serviços prestados compreende o controlo de aparelhos fixos (44%), seguido da colocação do aparelho fixo (26%) e da consulta de estomatologia (12%). A restante percentagem incide sobre exames complementares e colocação de aparelhos de contenção (fixos e removíveis).


Tempo de leitura: 2min27seg

 

Até à data foi possível a colocação de 447 aparelhos fixos e 63 removíveis, além de 33 aparelhos de contenção fixos e de 43 aparelhos de contenção removíveis.

 

No total, já foram comparticipados mais de 122 milhões de euros em tratamentos e/ou produtos no âmbito deste programa.

 

Esta medida, na área da saúde oral, resulta de uma iniciativa do Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, implementada em outubro de 2023.

 

O Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, salienta a importância deste apoio que constitui uma poupança substancial para as famílias e “permite investir na promoção e prevenção da saúde oral dos mais novos, através do acesso igualitário a cuidados ortodônticos”, indo, igualmente, ao encontro dos objetivos da Estratégia Regional para a Promoção da Saúde Oral, com vista à diminuição da prevalência e incidência das doenças orais.

 

O programa “+Sorriso” destina-se a crianças e jovens da RAM com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos (inclusive). Até à data, já beneficiaram deste programa mais de 864 crianças e jovens de todos os concelhos da Região, através de uma rede alargada de 22 prestadores aderentes, sendo que o género feminino sobressai, com 53,7% dos beneficiários.

 

O Funchal é o concelho com maior prevalência de beneficiários (42%), seguido do concelho de Santa Cruz (25%) e Câmara de Lobos (12%). A média de idades dos beneficiários é de 14 anos.

 

A maioria dos utentes acede ao programa através da plataforma online (95,7%), do Programa “+Sorriso” (https://maissorriso.iasaude.pt)) onde podem inscrever-se, após a identificação da necessidade de tratamento ortodôntico.  Através desta plataforma, o utente pode também monitorizar e acompanhar o seu processo, bem como consultar os procedimentos já efetuados.