O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM marcou presença no Stand do Governo Regional na Expomadeira, através da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, no passado dia 12 de julho. O Presidente e os Vogais do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, Graça Barros e Martinho Câmara, respetivamente, acompanharam o Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, bem como as restantes entidades tuteladas, na visita ao posto informativo.

 

 

O espaço tinha como objetivo dar a conhecer os serviços disponibilizados à população na área da saúde, bem como os programas de saúde implementados pelo IASAÚDE, IP-RAM, através do Governo Regional da Madeira, nomeadamente o Programa “Kit Bebé”, o Programa “+Visão Crianças e Jovens”, o Programa “+Visão Seniores”, o “Programa para a Promoção de uma Gestação Saudável” e, mais recentemente implementado, o Programa “+Sorriso” . “É importante que as pessoas conheçam os meios de apoio que têm ao seu alcance. A adesão está a ser bastante significativa”, destacou o dirigente do Instituto.

 

 

Fig 1: Na ocasião foram apresentados os programas de saúde implementados pelo IASAÚDE, IP-RAM, através do Governo Regional da Madeira.

 

No decorrer do evento, os visitantes que passaram pelo posto informativo do IASAÚDE, IP-RAM esclareceram algumas dúvidas relativas aos programas de saúde, e reconheceram algumas vantagens dos apoios.

 

“Tenho uma família grande e com muitos bebés, e foi através deles que conheci o “Kit Bebé”. O processo para aderir foi muito fácil. Foi um apoio muito útil, principalmente para as vacinas, que são essenciais, leite e pomadas”, salientou Suse Pestana.

 

Também o valor do apoio imediato do programa “+Visão Crianças e Jovens” foi uma das maiores vantagens apontadas pelos utentes do SRS-Madeira. Magna Sousa, mãe de uma jovem beneficiária com 7 anos, realçou que “foi um apoio ótimo. Não pagamos quase nada pelos óculos dela. É uma mais-valia para os pais, sem dúvida”.

 

Fig. 2: Os utentes que se deslocaram ao posto informativo apresentaram as suas dúvidas e algumas vantagens dos programas de saúde.

 

Nesta 29.ª edição da Expomadeira 2024, que teve lugar no Estádio do Marítimo, foi ainda distribuído algum merchandising e material informativo relativo aos programas de saúde e à campanha de medicamentos com vista à promoção da literacia em saúde.

 

Fig. 3: Merchandising da Campanha "Comparticipação de Medicamentos: Literacia em Saúde e Sustentabilidade do SRS"

 

A ocasião foi aproveitada para divulgar e prestar informações detalhadas sobre o Programa Madeira 2030, visando reforçar a visibilidade e o conhecimento sobre o Programa junto da população.