O valor da comparticipação do Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, (IASAÚDE, IP-RAM), nas consultas realizadas, em 2023, no setor privado e nas diferentes especialidades médicas, ascendeu aos 924.323 euros, representando um acréscimo de 4% face ao ano anterior, ou seja, mais 36.789 euros.

Este regime convencionado resulta de uma lógica de complementaridade entre o setor público e a medicina privada na Região Autónoma da Madeira, permitindo o alargamento das opções disponibilizadas aos utentes do Serviço Regional de Saúde (SRS) e o financiamento dessas despesas de saúde.

Os dados estatísticos do IASAÚDE, IP-RAM revelam também que o valor de comparticipação de 2023 corresponde a 99.859 consultas, enquanto que, em 2022, traduziu-se em 95.241, o que equivale a um aumento de 4.618 consultas. De referir que 81% das consultas enquadram-se no escalão C, no qual estão integrados a maior parte dos utentes do SRS.

No que diz respeito às especialidades médicas, a Medicina Geral e Familiar, a Oftalmologia, a Medicina Interna e a Cardiologia são as que mais contribuem para os valores de comparticipação.