Cinco anos depois da sua implementação, o “Programa Kit Bebé” já contabilizou cerca de 8 mil registos. De acordo com os dados apresentados, o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), já atribuiu aproximadamente 3,9 milhões de euros a este apoio, cuja intenção é constituir um apoio à natalidade na Região.

 

“Este apoio continua a representar um investimento nas pessoas e no futuro de todos nós, sendo um passo importante na concretização de dois objetivos primordiais: aliviar os encargos das famílias dos recém-nascidos e criar condições que favoreçam o bem-estar e a qualidade de vida dos madeirenses e porto-santenses”, reforça o Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas.

 

O “Programa Kit Bebé” consiste num apoio que vai até aos 600€ que pode ser requerido até 180 dias após o nascimento da criança, junto dos serviços administrativos da maternidade do Hospital Dr. Nélio Mendonça, nos serviços administrativos do IASAÚDE, IP-RAM, ou na plataforma eletrónica disponibilizada para o efeito, e tem a validade de 1 ano, após o registo do cartão.

 

O valor atribuído, disponível mediante um cartão físico ou digital, pode ser consultado pelos beneficiários na plataforma existente para o efeito (https://kitbebe.iasaude.pt/), bem como os produtos que já foram adquiridos e as condições do programa. Esta plataforma permite ainda a simplificação do processo e a agilização da consulta dos produtos comparticipados.

 

“A implementação de uma plataforma facilitou o acesso e a utilização do cartão Kit Bebé nas farmácias da Região. É um apoio fundamental que permite a muitas famílias adquirirem produtos de saúde e de bem-estar pediátricos, principalmente vacinas que não estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação”, reforçou o Diretor Técnico da Farmácia dos Dragoeiros, na Ribeira Brava, Luís Sampaio.

 

Uma utente do concelho de Câmara de Lobos, Mónica Ferreira Dinis, destaca a facilidade do uso do cartão. “Tive conhecimento deste apoio através da Internet. A atribuição do cartão foi fácil e rápida. Recebi cerca de 600€ por cada criança, sendo elas gémeas, foi uma ajuda incrível para as vacinas, as papas e o leite. De outra forma seria mais complicado”.

 

O IASAÚDE, IP-RAM dispõe, no edifício sede, do Balcão de Apoio ao Utente onde as famílias podem solicitar apoio e informações adicionais sobre o “Programa Kit Bebé”, podendo também consulta o site institucional do Instituto e a plataforma para o efeito.

 

Entre 2019 e 2023 foram atribuídos cerca de 8 mil cartões a recém-nascidos da Madeira e do Porto Santo

Visualize o vídeo de retrospetiva aqui.