O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) fez um balanço “muito positivo” das ações de sensibilização promovidas durante o mês de dezembro, no âmbito da campanha de comunicação “Comparticipação de Medicamentos – Literacia em Saúde e Sustentabilidade do SRS”, desenvolvida pela Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, através do IASAÚDE, IP-RAM.

Foram desenvolvidas várias iniciativas dirigidas à população em geral que alcançaram os concelhos de Câmara de Lobos, Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava e Funchal. Nos centros de saúde, os utentes e profissionais de saúde mostraram-se satisfeitos com o objetivo da campanha, salientando a importância destas iniciativas para “mais ganhos em saúde”, bem como para “o aumento da literacia e a consciencialização dos utentes”.

“É notório o interesse da população sobre este tema. Há de facto conhecimento sobre os medicamentos genéricos, falta uma maior adesão e confiança por parte da população, mas é para lá que caminhamos”, adiantou uma profissional de saúde, no concelho de Câmara de Lobos.

Os utentes, por sua vez, mostraram-se sensibilizados com a problemática e aproveitaram as iniciativas para esclarecer algumas dúvidas. “Eu sou doente cardíaco. A minha condição financeira não conseguia acompanhar o preço da medicação, mas foi um profissional de saúde que me aconselhou a toma do genérico, porque produzia o mesmo efeito e era muito mais barato”, afiançou um utente do concelho da Calheta.

O IASAÚDE, IP-RAM irá desenvolver mais iniciativas pelos restantes concelhos da Região com o objetivo de promover a literacia em saúde, desenvolver uma sociedade mais informada, mais inclusiva e com maior responsabilidade efetiva que conduzirá à otimização de recursos e à sustentabilidade do SRS.