O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM disponibiliza aos beneficiários do Serviço Regional de Saúde, nomeadamente, pensionistas e trabalhadores por conta de outrem, que aufiram pensão/ordenado inferior ao salário mínimo regional, um “Cartão de Reembolso Especial”. 

Esta medida pretende beneficiar os beneficiários elegíveis com um reembolso, entre os 20,63€ e os 22,50€, de acordo com o seu enquadramento nos escalões existentes, no âmbito das despesas de saúde com consultas médicas.

Em 2021, através do “Cartão de Reembolso Especial”, foram alvo do respetivo reembolso 4.185 consultas de beneficiários do escalão A – pensionistas com pensão inferior ao salário mínimo regional e 6 consultas de beneficiários do escalão B – trabalhadores por conta de outrem com ordenado inferior ao salário mínimo regional, tendo então sido emitidos 66 novos cartões e realizadas 979 renovações. Em 2022, até à data, já foram emitidos 90 novos cartões e foram realizadas 988 renovações.

De referir que o “Cartão de Reembolso Especial” apresenta-se como uma medida complementar no apoio aos beneficiários do SRS relativamente no acesso a consultas médicas. Este cartão é gratuito e tem validade de um ano, podendo ser renovado e requerido nos serviços do IASAÚDE, IP-RAM.