As medidas adotadas pelas autoridades regionais para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus são apreciadas pelos alemães. O embaixador e o novo cônsul honorário elogiaram o plano.

A representação diplomática da Alemanha em Portugal elogiou ontem as políticas da Região para conter a propagação da covid-19 no território. “A Madeira agiu muito bem” na resposta que preparou para a pandemia, disse ontem o embaixador Martin Ney, na cerimónia de apresentação do empresário Sérgio Sousa como o novo cônsul honorário da Alemanha, o qual vem restabelecer a representação direta da Alemanha na ilha ao fim de três anos.

 Sérgio Sousa nasceu em 1972, na Alemanha. Filho de pais emigrantes madeirenses, o agora cônsul honorário passou a infância e estudou naquele país até se ter mudado para Portugal.

É dono de uma agência de viagens na Madeira que trabalha muito com o mercado alemão e, a partir de ontem, estreitou ainda mais os laços que o ligam aos germânicos ao passar a ser o seu representante na Região.

A presença de um cônsul na ilha será particularmente importante para a resolução de “situações de emergência” que possam surgir entre a comunidade alemã, mas o embaixador que está até hoje em visita oficial à Madeira deixou ontem claro que o papel que lhe está destinado será muito maior e abrangerá as diferentes áreas da diplomacia entre os dois territórios.

Ontem, na cerimónia que decorreu no Forte de São Tiago, na zona velha da cidade, Sérgio Sousa apresentou-se como alguém disponível para ajudar a “resolver as necessidades” que os alemães possam vir a ter na Região, mas também como um elemento pronto para contribuir para melhorar as relações bilaterais.

O novo cônsul não tem experiência no mundo diplomático, porém, aceitou o desafio por causa das ligações pessoais que mantém com a Alemanha e por não haver representação física na Madeira há três anos.

No entanto, ainda não sabe quais serão as suas prioridades na nova função. “Vamos, passo a passo, ver o que vai acontecer”, respondeu.

A comunidade alemã na Região é de 549 membros, segundo o SEF, mas o cônsul honorário estima que o número real seja superior a mil, por força de haver a livre circulação de pessoas.

Tal como o embaixador, Sérgio Sousa destacou que os alemães estão satisfeitos com a resposta das autoridades regionais à covid-19.

“Fantástico. Muito sinceramente, do que eu tenho ouvido dos turistas, deve ser a melhor região para visitar neste momento. A mais segura e a mais simples, porque efetivamente os passos que são feitos para vir para a Madeira são simples”, afirmou, sublinhando que o ‘feedback’ que lhe chega é que “está tudo muito bem organizado, é rápido e fácil”.

Por Alberto Pita

In “JM-Madeira”