O Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE) comunicou ontem mais um caso positivo de covid-19 na Madeira, registado entre as 24 horas que mediaram a transição de quarta para quinta-feira.

 

Trata-se de um caso importado, com proveniência da Holanda e detetado no Aeroporto, segundo o relatório enviado às redações para fazer o ponto da situação epidemiológica na Região Autónoma da Madeira.

 

De acordo com o mesmo comunicado, o número total de casos registados desde o início da pandemia na Região passou a ser 167 infeções notificadas, estando 43 em estado ativo, mantendo-se o total de 124 casos recuperados.

 

Dos 43 casos ativos, 31 são importados e foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira. O número de casos de transmissão local permanece nos 12, segundo os dados da autoridade regional de saúde.

 

"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 22 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 21 em alojamento próprio", lê-se ainda no relatório, no qual se precisa que "desde o dia de ontem [quarta-feira], não há não novas situações em estudo pelas autoridades de saúde da RAM".

 

O total de casos importados subiu para 104, permanecendo a região de Lista e Vale do Tejo como, com 29 casos, o principal ponto de origem das infeções detetada na Madeira.

 

O número de infecções registadas em contexto de transmissão local manteve-se inalterado, ou seja, nos 63 casos.

 

Até ontem foram contabilizadas na Região 1.627 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.459 não se confirmaram.

 

No quadro da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos regionais, IASAÚDE reportou um total cumulativo de 45.694 colheitas para teste à covid-19 (realizadas até às 16h00 de ontem).

 

In "Diário de Notícias"