Uma turista do continente testou positivo para covid-19 depois de ter estado uns dias no Porto Santo. Dez pessoas estão de quarentena na ilha dourada. O delegado de saúde acredita que a infeção terá ocorrido no continente.

 

Estão 10 pessoas em quarentena, no Porto Santo, por causa de uma pessoa infetada, que esteve de férias na ilha dourada entre os dias 7 e 24 deste mês, e da qual o apresentador Jorge Gabriel foi um dos contactos próximos. Questionado pelo JM, o delegado de saúde do Porto Santo, Rogério Correia, confirmou que foram testados ontem 10 contactos próximos da referida turista, que passou férias na ilha e que, no regresso a Lisboa, testou positivo para covid-19.

 

O grupo de contactos está agora a cumprir quarentena, à semelhança de Jorge Gabriel que, conforme disse o próprio nas redes sociais, já sabe que teve resultado negativo, mas está a cumprir o período de confinamento que se impõe.

 

 Em declarações ao JM, Rogério Correia disse que a turista em questão foi testada à chegada ao aeroporto da Madeira, com resultado negativo, viajando, posteriormente para o Porto Santo (viagem que, segundo Jorge Gabriel, aconteceu dois dias depois da chegada à Madeira e foi feita por mar, no Lobo Marinho).

 

A turista chegou no dia 7 à ilha dourada e terá começado a sentir-se doente alguns dias depois, mas, segundo a autoridade de saúde não valorizou os sintomas que se terão agravado no regresso ao continente.

 

Foi, então, já em casa, em Cascais, que a doente procurou ajuda médica e foi testada, revelando-se positiva para covid-19.

 

Rogério Correia disse ao JM que a turista não terá tido uma vida social muito intensa enquanto permaneceu no Porto Santo (de onde saiu no dia 24) e que os contactos próximos estão identificados, testados e assintomáticos. "Neste momento, não há casos positivos de covid-19 no Porto Santo", assegura Rogério Correia confiante de que os testes realizados serão negativos tal como o de Jorge Gabriel.

 

Atendendo ao período de incubação do vírus (que pode ir até aos 14 dias), o médico admite a possibilidade da senhora ter sido infetada no continente, antes de viajar para a Madeira.

 

Este caso foi dado a conhecer ontem, a meio da tarde, pelo conhecido apresentador de televisão, através das redes sociais.

 

Jorge Gabriel quis dizer aos seguidores que vai estar impossibilitado de trabalhar nos próximos dias por causa da medida de confinamento a que se vê obrigado, depois de ter estado em contacto, no Porto Santo, com uma pessoa infetada. 

 

A primeira publicação, ilustrada com uma foto da ponte Vasco da Gama, que será a vista do apresentador nos próximos dias, foi rapidamente partilhada nas redes sociais e foi seguida de uma outra, em vídeo, em que Jorge Gabriel sossega os fãs, dizendo que testou negativo para a covid-19 e se sente bem de saúde. Passa depois a explicar com mais detalhe o percurso que a amiga dele fez, desde a saída da Madeira para o Porto Santo até ao regresso ao continente.

 

Recorde-se que Jorge Gabriel tem casa na ilha dourada onde passou 30 dias de férias e promoveu o destino com grande entusiasmo, como é seu hábito sempre que regressa a esta sua ‘segunda’ casa.

 

  

 

Onze doentes recuperados

 

Em dia sem novos casos positivos, o IASAÚDE reportou 11 casos recuperados, pelo que a Região contabiliza agora um total de 118 casos recuperados da covid-19.

 

Ontem, houve também duas situações de viajantes que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde.

 

Mantendo-se o total cumulativo de 142 casos positivos de covid-19, são 24 os casos ativos, dos quais 23 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira.

 

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 18 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 6 em alojamento próprio. Os 3 doentes que se encontravam hospitalizados (na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19 e na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada) encontram-se recuperados e tiveram alta das respetivas unidades, para o domicílio.

 

Quanto aos testes para despiste de covid-19 realizados na RAM, o IASAÚDE informa que, ao fim do dia 24 de agosto, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, foram processadas 69014 amostras para teste de PCR.

 

 

 

Por Iolanda Chaves

 

In “JM-Madeira”