A Região Autónoma dos Açores faz testes na Madeira, para quem viaja para o destino, mas o Governo de Miguel Albuquerque preferia ter o chamado ‘corredor verde’.

 

Governo Regional da Madeira propôs um ‘corredor verde’ nas ligações aéreas entre este arquipélago e o dos Açores, que deixaria de lado a obrigatoriedade de testes aos viajantes madeirenses e açorianos, mas até ao momento não obteve resposta do Executivo socialista liderado por Vasco Cordeiro.

 

De acordo com a Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira, a medida proposta “incrementaria o tráfego de passageiros”, mas “até ao momento, o Governo açoriano não correspondeu ao desafio do Executivo madeirense”.

 

Entretanto, o Governo Regional dos Açores passou a disponibilizar dois postos de colheita aos viajantes com partida da Madeira. Em resposta ao JM, a Secretaria Regional da Saúde dos Açores revelou ontem que já foram realizados 182 testes de despiste ao SARS-CoV-2, na RAM, no âmbito da convenção realizada pelo Executivo açoriano.

 

“Esta medida está a corresponder aos nossos objetivos, uma vez que reforça a proteção da saúde pública e é mais cómoda para quem viaja para os Açores e para quem está nos Açores. Continuaremos a incentivar quem chega à Região a trazer o teste já feito, pois trata-se de um investimento com claros ganhos em saúde, impedindo que casos positivos de covid-19 viajem e ponham em risco a sua saúde, a saúde de quem com eles viaja e a saúde de quem está nos Açores”, acrescentou o Gabinete de Maria Teresa Luciano.

 

A ideia de que “é tempo de os açorianos conhecerem a Madeira e de os madeirenses conhecerem os Açores” foi, recentemente, defendida pelo investigador Raimundo Quintal nas redes sociais, mas tem sido também defendida pelo deputado socialista à Assembleia da República, Carlos Pereira. Quem está nos Açores a passar férias é a também deputada do PS à Assembleia Legislativa Regional, Olga Fernandes, que numa publicação questiona a razão pela qual o Governo Regional da Madeira não promove testes nos Açores.

 

A esta questão, o Gabinete de Pedro Ramos responde dizendo que as pessoas fazem o teste à chegada à Madeira e que o Governo da RAM continua à espera de uma resposta para o ‘corredor verde’.

 

Dois postos de colheita no Funchal

 

São dois os postos de colheita de amostras para o teste à covid-19, para quem quer viajar para o arquipélago dos Açores, criados ao abrigo do protocolo celebrado entre o Governo Regional açoriano e o laboratório Synlabhealth.

 

Um dos postos, de acordo com a informação disponibilizada pelo próprio laboratório, fica situado na Rua do Bom Jesus, 18, 1º andar, com email agendamentos.funchal@ synlab.pt As marcações decorrem nos dias úteis das 11h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 e ao sábado das 11h00 às 13h00. As colheitas decorrem no mesmo horário. O outro posto de colheita funciona no Hospital Particular da Madeira (HPM), na Avenida Mário Soares.

 

O email de agendamento é o mesmo, o que muda é o horário das marcações e colheitas, que decorreram apenas nos dias úteis, das 8h00 às 9h00 e das 14h00 até 15h00. Não funciona ao sábado.

 

Iolanda Chaves

 

In “JM-Madeira”