O SESARAM através dos serviços de Gastroenterologia e Infecciologia e em conjunto com a Secretaria Regional de Saúde e da Proteção Civil evoca o dia mundial contra as Hepatites assinalado anualmente a 28 de julho.

Nesse âmbito, e para assinalar a data, os serviços convidam todos os utentes que ainda não tenham feito o teste da Hepatite C, a realizá-lo na entrada do Hospital Dr. Nélio Mendonça, na terça-feira, 28 de julho de 2020, das 8h30 às 13h.

Esta ação integra-se no programa de eliminação da Hepatite C que decorre na Região Autónoma da Madeira desde 2019, refere o SESARAM em comunicado.

"O SESARAM foi pioneiro ao ter sido o primeiro hospital português público distinguido com uma bolsa de financiamento internacional que permitiu implementar um rastreio de oportunidade a todos os doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça e Hospital dos Marmeleiros e nas populações de risco (estabelecimento prisional, toxicodependentes)", recorda.

Este rastreio será alargado, em breve, aos utentes da consulta externa destes hospitais e, posteriormente, aos utentes dos diversos centros de saúde da RAM.

Este programa de rastreio visa responder ao desafio lançado pela Organização Mundial de Saúde, que tem por objectivo eliminar as hepatites B e C até 2030.

194 países assinaram esta estratégia, reconhecendo este grave problema de saúde pública.

A Hepatite C é uma infecção do fígado causada por um vírus que pode manter-se sem provocar sintomas durante décadas. De facto, 8 em cada 10 pessoas infectadas com este vírus, não sabe ainda que está infectada e irá descobri-lo apenas numa fase muito avançada da doença, nomeadamente, cirrose. É por isso essencial diagnosticar precocemente a infecção de modo a poder tratá-la sem deixar sequelas. Actualmente a hepatite C é a única infecção viral para a qual existe cura estando o tratamento muito simplificado (1 toma diária de 1 ou mais comprimidos durante 8 semanas obtendo-se uma taxa de cura superior a 98%).

Joana Sousa

In “JM-Madeira”