Desde o dia 1 de julho, os passageiros que pretendam viajar para a Região Autónoma da Madeira podem realizar o teste PCR em território continental, gratuitamente, em Lisboa, Coimbra, Porto e agora também em Vila Real.

O protocolo foi celebrado entre o Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde com o Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) em Lisboa, com o laboratório de Análises Clinicas da Universidade de Coimbra, no Porto, e em Vila Real com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).

No caso do CEDOC, os interessados podem fazê-lo desde o dia 1 de julho, em Coimbra desde o dia 13 de julho, no Porto desde 21 de julho e em Vila Real desde o dia 22 de julho.

Em todas as situações, os interessados têm apenas que apresentar cópia do seu bilhete eletrónico ou recibo da viagem.

No caso de Lisboa, o passageiro deve contactar o CEDOC, através do telefone, email e/ou através do formulário mencionado, para agendar a colheita (Contatos: 910459769 / email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

No caso de Coimbra, é possível realizar a colheita num Centro de Saúde ou na Universidade de Coimbra. Os agendamentos são das 09h00 às 20h00, nos dias uteis, e das 14h00 às 20h00, ao fim de semana. Os interessados podem agendar a realização do seu teste através do telefone: 239 240800.

No caso do Porto, os interessados poderão solicitar o agendamento da colheita da amostra através de uma das seguuiintes modalidades: Envio de um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com os seguintes dados: nome; número de utente SNS; data de nascimento; número de telemóvel; contato de email; morada de destino; cópia do bilhete eletrónico e/ou recibo de viagem. Local de realização do teste: Rua da Constituição, 1656 | 4250-162 Porto (ADC PORTO OCIDENTAL).

No caso de Vila Real, é possível realizar o teste PCR à covid-19, sem custos, através dos seguintes contactos: Agendamento da colheita através de email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Local de realização do teste: ADC de Vila Real - Centro de Saúde de Vila Real nº 2 | Rua 3 Lagares, Quinta da Redonda – Mateus | 5000-577 Vila Real (ADC VILA REAL)

Esta medida enquadra-se na estratégia regional de conter e prevenir a covid-19 na Região.

Joana Sousa

In “JM-Maderia”