Há mais um caso positivo de covid-19 na Madeira e está confinado no concelho da Calheta. Passam a ser nove, o total de casos ativos da doença na Região, todos importados. Isto de um total de 102, em que estão recuperados 93.

Este novo caso trata-se de um viajante que foi testado no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto Internacional da Madeira e que se encontrava em estudo no dia de anteontem.

São quatro, os doentes que estão na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19 no hospital dr. Nélio Mendonça. Segundo o relatório da situação epidemiológica na Região Autónoma da Madeira, divulgado ontem pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), até ontem, foram contabilizadas 1559 notificações de casos suspeitos, 1457 não se confirmando.

Neste momento, 9949 pessoas estarão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários municípios da Madeira, agora com recurso à aplicação MadeiraSafeToDiscover. Destas, 3680 estão em vigilância ativa.

No que toca a testes para despiste da covid-19, refira-se que foram feitos na Madeira 33359 até ao fim do dia 17 de julho. No contexto da operação de rastreio de viajantes à entrada dos dois aeroportos, há a reportar um total cumulativo de 8199 colheitas feitas nos locais (também até ao dia 17).

Quanto às linhas criadas no âmbito do Plano de Contingência, refira-se que o total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE é de 1690 com 158 pessoas a terem apoio dos profissionais daquele instituto. Já a Linha SRS24 registou, até a data, 9730 contactos, mais 33 nas últimas 24 horas.

Por Carla Ribeiro

In “JM-Madeira”