Os centros de saúde da Região retomaram hoje a atividade que tinham antes da pandemia covid-19, mas há algumas alterações a nível de horários, nomeadamente em Câmara de Lobos, onde o secretário regional da Saúde e Proteção Civil assinalou, de forma simbólica, esta retoma.

 

O Centro de Saúde de Câmara de Lobos reabriu o Serviço de Atendimento Urgente (SAU) com horário específico, entre as 15h00 e as 22h00, (dias úteis), sábados e domingos entre as 9h00 e as 22h00. A mudança no horário de atendimento do SAU (que era das 14h00 às 23h00) visa responder, segundo Pedro Ramos, a uma sugestão da direção do Centro de Saúde. Contudo, o governante salvaguarda a possibilidade de uma nova alteração se assim se justificar.

 

Os Centros de Saúde dos Prazeres (Calheta) e São Vicente passam assegurar o serviço de atendimento urgente 24h00, todos os dias da semana.

 

Nos centros de saúde da Ribeira Brava e Santana, o serviço de urgência passa a funcionar entre as 8h00 e as 22h00.

 

De acordo com informação do SESARAM, no Centro de Saúde do Porto Moniz, o serviço de atendimento urgente mantém o horário implementado no dia 8 de junho, isto é das 8h00 às 20h00, nos dias úteis da semana. Horário já praticado antes da pandemia COVID-19.

 

Conforme Pedro Ramos sublinhou em declarações à imprensa, a pandemia "ainda não acabou" pelo que os centros de saúde mantêm os planos de contingência para a covid-19. Mantém-se a obrigatoriedade de uso de máscara na deslocação aos serviços de saúde e é privilegiado o contato telefónico para o agendamento de consultas e/ou pedidos de informação.

 

Iolanda Chaves

 

In “JM-Madeira”