O boletim da Direção Geral de Saúde dava, ontem, conta de mais um caso de covid-19 na Madeira, mas o IASAÚDE (Instituto de Administração da Saúde), no seu relatório diário, não confirmou os 93 casos avançados a nível nacional.

 

Assim, a Região continua com 92 casos notificados até a data, sendo que apenas dois permanecem doentes, tendo 90 já recuperado da covid-19.

 

Os dois casos positivos residem nos concelhos do Funchal e de Santa Cruz, mas continuam em unidade hoteleira destinada a confinamento, sem necessidade de cuidados hospitalares.

 

O Instituto de Administração da Saúde adiantou, ontem, na nota divulgada já ao cair da noite, que no total, são 1377, as pessoas acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Região.

 

Destas, 1025 estão em autovigilância e 352 em vigilância ativa. O total de amostras processadas no Laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde da Madeira é de 22.7777. O número de utentes alvo de teste à covid-19 na Região Autónoma da Madeira é de 20.186.

 

Entretanto e no que toca às linhas criadas no âmbito do Plano de Contingência para a covid-19, refira-se que a de acompanhamento psicológico, a cargo do IASAÚDE, tem 1510 atendimentos, com 147 pessoas acompanhadas pelos profissionais daquele Instituto. Já no que diz respeito aos contactos para a Linha SRS24, totalizam, até a data, 8964. Recorde-se que a Região ainda não registou qualquer óbito por causa desta doença, cujo primeiro caso foi identificado em meados de março.

 

Por Carla Ribeiro

In "JM-Madeira"