A Madeira manteve-se até ontem com dois casos ativos de covid-19 e 90 doentes recuperados, conforme o boletim epidemiológico divulgado pelo IASAÚDE.

 

Sobre os casos ativos, diagnosticados na terceira semana de junho, no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto Internacional da Madeira, a mesma fonte adianta que permanecem em unidade hoteleira dedicada a confinamento, sem necessidade de cuidados hospitalares.

 

Até ao dia 26 de junho, foram contabilizadas na RAM 1.546 notificações de casos suspeitos, das quais, 92 foram casos positivos.

 

Atualmente, são 1170 as pessoas acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, 347 pessoas em vigilância ativa e 823 em autovigilância.

 

Sobre as linhas criadas no âmbito do Plano de Contingência para a covid-19, o total de atendimentos pela Linha de acompanhamento psicológico do IASAUDE (291 212 399) é agora de 1483, com 145 pessoas acompanhadas pelos profissionais de saúde.

 

Quanto aos contactos Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizavam, à data, 8.885.

 

Informação mais detalhada sobre a situação epidemiológica na RAM está disponível no site www.covidmadeira.pt, sendo atualizada diariamente e sempre que a situação epidemiológica justifique.

 

Neste microsite, quem quiser viajar para a Madeira e para o Porto encontra todos os procedimentos a seguir, nomeadamente o preenchimento, online, do inquérito epidemiológico que ser apresentado às autoridades de saúde, à chegada.

 

O questionário deverá ser preenchido entre 12 a 48 horas antes do embarque. Recorde-se também que quem apresentar à chegada um teste covido-19 negativo, realizado por um laboratório credenciado, poderá sair do aeroporto diretamente para o domicílio ou para o alojamento turístico.

 

 

Por Iolanda Chaves

In "JM-Madeira"