O presidente do Governo Regional anunciou ontem que começaram a ser montadas, no aeroporto da Madeira, as estruturas para a concretização dos testes à covid-19, deixando ainda a garantia de que "tudo estará pronto no dia 1 de julho".

Em declarações aos jornalistas, à margem da visita efetuada à Casa do Povo de Santo António, Miguel Albuquerque revelou também que o Governo Regional está aguardar o protocolo com Lisboa para que as pessoas possam fazer os testes na capital antes de voarem para a Madeira. Garantindo que "aquilo que é prioritário é a saúde da Madeira e do Porto Santo" e salientando que "este é o valor supremo que temos obrigação de preservar", o governante lembrou que a reabertura de uma atividade, “com um peso fundamental na economia e no emprego, como é o turismo”, tem de ser assegurado em termos de segurança.

É por esta razão que recordou o investimento que será feito nos testes e ainda o facto de só entrarem na Região “as pessoas que tenham teste negativo com o prazo de 72 horas".

 Voltando a afirmar que a única forma de fazer uma abertura gradual da indústria turística é através da segurança, o presidente salientou que essa segurança passa pela realização dos testes, medição de temperatura à chegada e a 'App', para que, através dos computadores, possa ser feito o acompanhamento da situação. Quem não fizer o teste no país de origem, poderá fazê-lo aqui, na Região. O resultado, adiantou, sairá em menos de 12 horas.

De realçar que, até ao momento, quatro profissionais de saúde, dois da Alfândega e dois agentes da PSP estão no controle dos passageiros na zona das chegadas. Nas partidas, os passageiros têm de passar três vezes no detetor de metais, uma vez que, devido às medidas sanitárias, os seguranças que faziam o controle deixaram de o poder fazer.

Por Lúcia M. Silva