Ao fim de 42 dias, a Madeira registou ontem um novo caso de Covid-19, detetado num passageiro que desembarcou, quarta-feira, no aeroporto da Madeira.

 

Trata-se de alguém residente no concelho de Santa Cruz que, de acordo com a Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE), foi testado “em contexto de rastreio de passageiros que chegaram à Região a 17 de junho”. 

 

O doente em questão permanecia em Lisboa desde fevereiro passado, pelo que se trata de um caso importado da região de Lisboa e Vale do Tejo”, mas com residência oficial na Região.

 

Com este infetado eleva-se para 91 o acumulado dos casos positivos registados na Região.

 

O IASAÚDE acrescenta que está a decorrer a “investigação epidemiológica” deste novo caso e que as duas situações ainda ativas na Madeira “permanecem em unidade hoteleira sem necessidade de cuidados hospitalares”.

 

De acordo com a mesma fonte, até ontem, foram notificados um total de 1.545 casos suspeitos, dos quais 1.454 deram resultados negativos.

 

Acrescenta o IASAÚDE que 884 pessoas estão a ser acompanhadas nos diferentes concelhos da Região, estando 415 em vigilância ativa e 469 em auto vigilância.

 

Em termos de realização de testes para despiste da covid-19, aquela autoridade de saúde afirma que foram processadas no Laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) 19.916 testes, abrangendo 17.912 utentes.

 

Sobre as linhas criadas no âmbito do Plano de Contingência para a covid-19, os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam, à data, 8.608.

 

A propósito do novo caso, proveniente da região de Lisboa e Vale do Tejo, refira-se que, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Direção-Geral de Saúde, esta é a região do País onde se tem registado o maior número de surtos, com a pandemia de Covid-19 a atingir os 15.971 casos confirmados, mais 325 do que na quarta-feira.

 

Por Iolanda Chaves

In "JM-Madeira"