Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Proteção Civil realizou hoje uma visita à unidade de rastreio do cancro da mama que se encontra atualmente na freguesia dos Canhas, na Ponta do Sol, onde referiu que nos últimos 20 anos, já 160 mil mulheres, entre os 45 e 69 anos, fizeram o rastreio na Região.

 

“Fazemos uma média de 8 mil mamografias todos os anos. Em 2019 e 2020 esse número é capaz de ter reduzido devido a problemas técnicos com as várias unidades e, este ano, também devido à covid-19. Mas vamos agora tentar recuperar rapidamente o número de rastreios que habitualmente faríamos”, disse Pedro Ramos na ocasião.

 

O secretário regional reconhece que esta visita representa “um sinal evidente de que a retoma na área da saúde é de facto uma realidade”, salientando que a saúde “não está preocupada com números”, mas sim com a segurança dos pacientes, profissionais de saúde e com a qualidade dos serviços prestados.

 

Relativamente à atividade operatória, Pedro Ramos afirmou que têm já uma ocupação de 80 por cento das salas do Bloco Operatório e que aumentaram também mais 50 por cento nas salas para realização de exames complementares diagnósticos, sendo que estão a tentar retomar todas as consultas presenciais.

 

O governante madeirense admitiu ainda que a retoma da atividade nos aeroportos será um desafio para a Região, mas que se constitui essencial para a economia regional, nesta que é a sexta fase do plano de contingência da covid-19.

 

 “A Madeira, neste momento, pelas condições que tem pode continuar a proteger a sua população e pode iniciar a dinâmica da nossa economia que é essencial para a nossa economia”, rematou.

 

A unidade de rastreio que se encontra na Ponta do Sol conta com uma equipa de sete elementos, três radiologistas e quatro técnicos.

 

In "JM-Madeira"