A Madeira continua sem registo de novos casos de covid-19. Até ao dia de ontem, e de acordo com informação veiculada pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, a Região registava apenas um caso ativo.

 

Trata-se de um doente que permanece em unidade hoteleira, sem necessidade de cuidados hospitalares.

 

Assim sendo, dos 90 casos de covid-19 confirmados e contabilizados até à data na Região, 89 são casos recuperados. Segundo o relatório epidemio lógico divulgado pelo IASAÚDE, até ao dia 15 de junho mantinha-se o total de 1.543 notificações de casos suspeitos de covid-19 contabilizados na Região, dos quais 1.453 não se confirmaram.

 

No total, são 971 as pessoas acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Região, 416 pessoas em vigilância ativa e 555 em autovigilância.

 

Relativamente a outros testes para despiste de covid-19 realizados, assinala-se que o total de amostras processadas no Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, E.P.E. é, até à data, 19.602. O número de utentes alvo de teste na Região é 17.192.

 

Guardas prisionais testados 179 profissionais afetos ao Estabelecimento Prisional do Funchal foram ontem testados à covid-19.

 

A realização destes testes está enquadrada na estratégia regional de prevenir e conter a pandemia na Região Autónoma da Madeira.

 

O agendamento desta data foi definida pela Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil em articulação com a direção do estabelecimento prisional, após preparação de toda a logística inerente à realização dos testes.

 

Linhas covid-19 Sobre as linhas criadas no âmbito  do plano de contingência para a covid-19, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM refere que o total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE (291 212 399) é agora de 1.310, com 140 pessoas em acompanhamento pelos profissionais deste Instituto Quanto aos contactos Linha SRS24 (800 24 24 20), e de acordo com o relatório divulgado, totalizam, à data, 8.491.

 

6,5% dos testes positivos Portugal atingiu, no domingo, um milhão de testes realizados ao novo coronavírus, dos quais 6,5% com resultados positivos para covid-19, revelou ontem a ministra da Saúde.

 

“Do total destes testes, 45,2% foram realizados em laboratórios públicos, 39,2% em laboratórios privados e 15,7% em outros laboratórios”, afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa que no Ministério da Saúde para a atualização dos dados da covid-19 e que deixará de ser diária e passará a decorrer três vezes por semana.

 

TRANSMISSÃO Grau está abaixo de 1 O indicador que define o grau de transmissibilidade de infeção do novo coronavírus está “ligeiramente abaixo de 1,00”, informou a ministra da Saúde, admitindo que as medidas de desconfinamento possam traduzir um aumento do risco.

 

“Sabemos que, com o alivio das medidas de confinamento, esse RT andará na casa do 1,00 e poderá ficar um pouco acima, e é natural que isso aconteça. Aquilo que precisamos de garantir é que este risco se mantém controlado”, afirmou Marta Temido.

 

BALANÇO Registo de mais três mortos Portugal registava ontem 1.520 mortes relacionadas com a covid-19, mais três do que no domingo, e 37.036 infetados, mais 346, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

Em comparação com os dados de domingo, em que se registavam 1.517 mortes, ontem constatou-se um aumento de óbitos de 0,2%. Já os casos de infeção subiram 0,9%.

 

51.000 crianças em risco A ONU alertou ontem que cerca de 51.000 crianças com menos de cinco anos podem morrer este ano no Médio Oriente e Norte de África se continuarem as perturbações nos serviços essenciais de saúde devido à pandemia de covid-19. “Os sistemas de saúde registam uma pressão sem precedentes devido à pandemia de covid-19 e, embora não haja muitos casos do novo coronavírus em crianças na região, é claro  que o vírus afeta diretamente a sua saúde”.

 

BRUXELAS Site sobre fronteiras A Comissão Europeia lançou ontem uma plataforma online com informação em tempo real sobre fronteiras, meios de transporte e serviços turísticos nos Estados-membro, numa altura em que são retomadas viagens no espaço comunitário. Em causa está o ‘site’ Re-open EU (Reabertura da União Europeia, em tradução livre), lançado quando o surto de covid-19 está a estabilizar na Europa, visando então “apoiar o relançamento seguro das viagens e do turismo”.

 

RESTRIÇÕES Pequim repõe novas medidas Pequim voltou ontem a repor medidas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus, após diagnosticar dezenas de novos casos, nos últimos dias, confirmando a severidade de uma segunda vaga de infeções na capital chinesa. Centenas de pessoas alinharam-se em hospitais e outras instalações ao redor da capital, enquanto as autoridades executavam milhares de testes em trabalhadores e clientes do principal mercado abastecedor de Pequim.

 

Por Carla Sousa

In "Diário de Notícias"