Os passageiros que partem dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo e que regressem num período antes de 72 horas não ficam sujeitos a cumprir o período de confinamento, após a chegada à Região.

 

As exceções à obrigatoriedade de cumprir um período de 14 dias de quarentena, determinada pelo Governo Regional, caso os passageiros não sejam portadores de um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores, foram publicadas no Jornal Oficial da Região (JORAM), a 28 de maio, após as resoluções do Conselho de Governo.

 

A resolução em causa especifica que é determinado “o confinamento, se necessário compulsivo, por um período de 14 dias, de todas as pessoas e respetivas bagagens que desembarquem nos aeroportos da Madeira Cristiano Ronaldo e do Porto Santo, e que não sejam portadores de teste negativo para a doença covid-19, efetuado nas 72 horas prévias ao desembarque, em laboratórios certificados pelas autoridades nacionais ou internacionais, a partir das 0 horas do dia 1 de junho de 2020”.

 

Todavia, são realçadas, em seguida, as seguintes exceções: doentes em tratamento, crianças até aos quatro anos de idade, pessoas com domicílio na Madeira ou no Porto Santo que se desloquem entre as duas ilhas, e pessoas que tenham partido dos Aeroportos da RAM, e cujo o regresso ocorra num período até 72 horas

 

Esta última exceção, prevista pelo Governo, vem possibilitar, por exemplo, as deslocações de empresários que já haviam manifestado a sua preocupação por não poderem viajar para o continente ou para outros países por motivos profissionais, uma vez que as determinações do Executivo regional obrigavam, até ao início de junho, a um período obrigatório de quarentena de 14 dias.

 

A Autoridade de Saúde Regional reserva, ainda assim, a possibilidade de avaliar cada situação de exceção “de acordo com o controlo, orientação e discricionalidade técnica”, salvo no caso dos passageiros que viajem entre a Madeira e o Porto Santo.

 

O confinamento obrigatório também já não se aplica “às pessoas que viajem com a frequência de pelo menos uma vez por semana, sendo-lhes, no entanto, exigido o teste negativo para a covid-19, efetuado nas 72 horas prévias ao desembarque, em laboratórios certificados pelas autoridades nacionais ou internacionais, no período intercalado de 15 dias contados da última deslocação aérea”.

 

Madeira - Mais um dia sem casos

 

A Madeira mantinha ontem o total de 90 casos identificados de covid-19 há 35 dias consecutivos. Desde o dia 7 de maio que a Região não regista novos casos de infeção.

 

Em relação aos dias anteriores, também não houve alterações quanto ao número de doentes recuperados, que se mantém nos 85, havendo assim apenas a reportar cinco casos de infeção ativa.

 

Os dados foram adiantados pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), através do habitual boletim informativo sobre a situação epidemiológica na Região. De acordo com o IASAÚDE, os cinco casos ativos permanecem numa unidade hoteleira, sem necessidade de cuidados hospitalares.

 

"Até ao dia 10 de junho, foram contabilizadas 1.543 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.453 não se confirmaram", refere em comunicado o instituto, acrescentando que 866 pessoas continuavam a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde nos vários concelhos da Região, sendo que 377 permaneciam em vigilância ativa e as restantes 489 em autovigilância.

 

Em matéria de realização de testes de despiste para a covid-19, o IASAÚDE referiu ainda que o Laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) havia processado, até ontem, 18.029 amostras, abrangendo um universo de 16.340 pessoas.

 

"Sobre as linhas criadas no âmbito do Plano de Contingência para a covid-19, o total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE (291 212 399) é agora de 1.247, com 139 pessoas em acompanhamento pelos profissionais deste Instituto", sublinha  o comunicado.

 

Quanto à linha SRS24, ontem foi sinalizado que haviam sido registadas mais 16 chamadas durante as 24 horas anteriores, elevando o número de contactos para esta linha para um total de 8.413 atendimentos desde o início da implementação do plano de contingência, em março último.

 

In "JM-Madeira"