O número de utentes alvo de teste à covid-19 na Madeira, até ontem, era de 15.728. Já o número do total de amostras processadas no Laboratório de Patologia Clínica do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), também até ontem, dia em que não se verificou grandes alterações na evolução epidemiológica, era de 17.321.

 

Assim, ontem, mantinha-se o total de 90 casos positivos da doença provocada pelo coronavírus SARS- CoV2, responsável pela pandemia que fez parar o mundo. Além disso, mantém-se o número de casos recuperados: 85. Há ainda cinco pessoas com covid-19 na Madeira, sendo quatro do concelho de Câmara de Lobos e uma do Funchal.

 

 No relatório diário do IASAÚDE, divulgado ontem ao fim da tarde, como é habitual, é referido que, até ontem, foram contabilizadas 1.543 notificações de casos suspeitos de covid-19, das quais 1.453 não se confirmaram.

 

Neste momento, são 689 as pessoas acompanhadas pelas autoridades de saúde nos vários concelhos da Madeira (maioritariamente pessoas que viajaram para a Região nos últimos 14 dias e que cumprem isolamento no seu domicílio ou em unidade hoteleiras). Trezentas e quarenta e nove estão em vigilância ativa, enquanto 340 estão em autovigilância. Nenhuma pessoa aguardava, ontem, resultado laboratorial. De relembrar que a Madeira não registou, até ao momento, qualquer óbito por causa desta doença, nem tem, na atualidade, qualquer doente internado. Os cinco casos apresentam sintomas ligeiros e estão em isolamento.

 

Dos que estavam em quarentena, oito apresentaram pedidos de habeas corpus no Tribunal do Funchal, sendo que um deles foi ontem, conforme apurou o JM. Sete não viram o processo ir para a frente pois foram ‘libertados’ da unidade hoteleira assim que receberam o teste negativo para a doença. Há, por outro lado, duas pessoas que não querem abandonar a unidade hoteleira.

 

Dos 90 casos assinalados até agora na Região Autónoma da Madeira, 41 foram importados e 49 referem-se a situações de transmissão local. Países como a Holanda, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Espanha, Suíça, Brasil, Austrália e Moçambique foram alguns dos ‘emissores’ de casos. Houve um caso de um doente que foi notificado na região Centro e que já chegou à Região com a infeção ativa e que nunca entrou nos números da Madeira. Mas esse paciente foi dado como recuperado no dia de anteontem.

 

Os concelhos do Norte, Porto Moniz, São Vicente e Santana, nunca registaram qualquer caso, muito embora tenha havido situações suspeitas: 7, 11 e 15, respetivamente.

 

Câmara de Lobos foi o município com o maior número de casos, o que levou, inclusive, à implementação de uma cerca sanitária. Foram 41 os casos assinalados até agora. No Funchal, registaram-se 26. A Ponta do Sol contou com sete casos positivos de covid-19. A doença esteve também numa pessoa da Calheta, noutra de Machico e em cinco de Santa Cruz. No Porto Santo, registaram-se 4 dos 41 suspeitos.

 

1.205 ligaram para apoio psicológico

 

O total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE ( cujo número é o 291 212 399) é agora de 1.205, com 136 pessoas em acompanhamento pelos profissionais deste Instituto. Os contactos Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam 8.353 chamadas, com 17 assinaladas nas últimas 24 horas, ou seja, de 7 para 8 de junho, conforme dá conta o Instituto de Administração da Saúde, liderado por Herberto Jesus.

 

Por Carla Ribeiro

In "JM-Madeira"