A 31 de maio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) assinala o Dia Mundial Sem Tabaco, destacando a saúde e os riscos associados ao uso do tabaco, e defendendo a implementação de políticas eficazes para reduzir o seu consumo.

 

Em 2018, o mote da campanha da OMS é “Tabaco e doenças cardiovasculares”, visando aumentar a conscientização da população sobre o impacto do tabaco na saúde cardiovascular, proporcionar oportunidades para o público, governos e outras entidades assumirem compromissos promotores da saúde, e incentivar os países a fortalecer a implementação das medidas comprovadas de controle do tabaco.

 

​Neste enquadramento e tendo em conta a Estratégia Regional para a Saúde e Fatores de Risco Modificáveis, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) assinala o Dia Mundial Sem Tabaco através de um conjunto de atividades que se prolongarão a todo o ano. Lançando um desafio, serão desenvolvidos Ciclos de Conversas dedicados ao tema “Mundo Sem Tabaco” com o objetivo de sensibilizar a população para o compromisso de não fumar. Estas conversas serão orientadas pelos profissionais da Unidade Operacional de Intervenção de Comportamentos Aditivos e Dependências e esperam contar com a participação da população, com especial destaque para as crianças e jovens e a população adulta.

 

O “Desafio Mundo sem tabaco” tem por objetivo a sensibilização e a procura de um compromisso de cada pessoa com a sua saúde, optando por uma vida livre de tabaco. Assim, “Escolho Saúde, Não Tabaco!” é o desafio colocado.

 

Nos dias 29 e 30 de maio, as Conversas dedicadas ao “Desafio Mundo sem Tabaco” serão desenvolvidas no Centro Comercial Fórum Madeira e no Centro Comercial La Vie. Nestes locais, da interação com a população, estarão expostos trabalhos de estudantes alusivos ao tema. No dia 31 de maio, uma atividade de sensibilização será também realizada na I Feira do Coração, organizada pela junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, no Jardim de Santa Luzia.

 

Nesta semana e durante todo o ano, o IASAÚDE, IP-RAM convida a população a associar-se a esta iniciativa através de uma participação ativa e, principalmente, de uma decisão consciente, assumindo o compromisso de não fumar, contribuindo para a sua saúde e a dos que o rodeiam.

 

Escolha Saúde, não Tabaco!

 

TERESA DIAS

 

Enfermeira - Especialista na área de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica - IASAÚDE,IP-RAM UCAD