Em determinadas áreas do SESARAM, que ontem foi distinguido por Marcelo Rebelo de Sousa

 

O SESARAM foi distinguido por ter reduzido a incidência de infeção associada a determinadas cirurgias e práticas médicas e ou de enfermagem.

 

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) foi, ontem, distinguido pelo Presidente da República, como instituição de saúde portuguesa que obteve bons resultados no combate à infeção hospitalar. A cerimónia decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian e o evento foi subordinado ao tema 'Desafio Gulbenkian Stop Infeção Hospitalar!'. Representado pela presidente do conselho de Administração e pelos elementos da equipa do STOP Infeção Hospitalar, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira integrou as 12 unidades hospitalares (que constituem 19 hospitais) do País que foram distinguidas por Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Contactada pelo JM, Margarida Câmara, responsável técnico-científica do projeto madeirense, mostrou a sua satisfação com esta distinção, considerando que é o reconhecimento do trabalho feito ao longo dos últimos três anos. A distinção deve-se ao facto de se ter conseguido reduzir a incidência da infeção do cateter central em 56%, a incidência da infeção do trato urinário em 51% e a incidência da infeção associada a intubação em 51%, por exemplo.

 

A taxa de infeção do local cirúrgico da anca e do joelho também reduziu e essa descida foi de 55%. Aquela médica, que acompanhou Tomásia Alves na iniciativa em Lisboa, adiantou, em jeito de conclusão, que os resultados que têm sido obtidos nos últimos tempos contribuem para que os doentes tenham mais segurança e revelam que o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira não está mal como muito se diz.

 

Refira-se que a acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa nesta distinção que incluiu o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira esteve também o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Já a equipa madeirense, além de Tomásia Alves e Margarida Câmara, integra três médicos e cinco enfermeiros.

 

Refira-se que esta distinção ocorreu precisamente no início da semana do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, cujo evento decorre de hoje até quinta-feira, dia 10

 

Carla Ribeiro

In "JM-Madeira"