“Os madeirenses também merecem ter a solidariedade do Governo da República”, assim o considera o presidente da Comissão de Saúde na Assembleia da República.

 

Os deputados que integram esta comissão estão na Madeira e desenvolvem diversas reuniões e visitas no âmbito do setor da Saúde. Ontem de manhã, reuniram no salão nobre do Governo Regional, com o vice-presidente do Executivo madeirense, Pedro Calado, e com os secretários regionais da Saúde e dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Ramos e Amílcar Gonçalves, respetivamente.

 

No final do encontro, que durou duas horas e meia, José Matos Rosa disse à comunicação social que foi apresentado, de uma forma muito pormenorizada, o projeto do novo hospital da Madeira. Colocaram se questões, que foram esclarecidas.

 

“Falaram de poupanças feitas para obterem novas valências. Informações que não conhecíamos. Foi uma reunião bastante profícua”, explicou o deputado e líder da comissão de Saúde na Assembleia da República.

 

 “Temos de trabalhar todos em conjunto para resolvermos este problema que é importante para a Região e para o conjunto do País”, sublinhou, várias vezes, o presidente da comissão de Saúde no Parlamento nacional, escusando-se a politizar o assunto.

 

Sem querer entrar em guerras políticas, José Matos Rosa explicou que os madeirenses merecem ter a solidariedade do Governo da República. “Esta obra não é apenas de uma importância regional, mas também de importância nacional, pela apresentação que nos foi feita”, sublinhou, sem saber precisar se, de facto, o investimento tão ansiado pelos madeirenses irá para o terreno já no próximo ano.

 

“É um projeto muito móvel e com projeção futura muito importante”, afirmou ainda José Matos Rosa, ainda antes de o grupo viajar para a zona de Santa Rita, onde, uma vez mais, viu 'plantas' do futuro edifício e discutiu mais alguns pormenores sobre este projeto de saúde, que “está acima da disputa política”. “É importante, todos em conjunto, resolvermos este problema. O País não é só a Madeira, não é só o Algarve, não é só Trás-os-Montes”, apontou. O presidente da comissão de Saúde na Assembleia da República afirmou ainda que todas as bancadas da comissão decidiram que era prioridade vir à Madeira para dar dimensão a esta questão que é o futuro hospital da Realizou-se ontem uma reunião no salão nobre do Governo. Região.

 

Os deputados na Região almoçaram na Quinta Vigia, com o presidente do Governo Regional, e prosseguiram uma série de contactos durante todo o dia. Hoje, vão aos hospitais dos Marmeleiros (10 horas), dr. João de Almada (11h15) e dr. Nélio Mendonça (15 horas). JM

 

Carla Ribeiro

In "JM-Madeira"