15 pessoas revelaram ter a doença e outras duas tinham mais de um tumor

 

Rastreio ao cancro da pele decorreu no Hospital dos Marmeleiros.

 

O Serviço de Dermatologia do Hospital dos Marmeleiros recebeu 117 pessoas, mais 17 do que era expectável, durante o dia de ontem, no âmbito de um rastreio gratuito ao cancro da pele, que se realizou a propósito do Dia Mundial do Euromelanoma. Segundo a dermatologista Anabela Faria, diretora do serviço supracitado, das 117 pessoas observadas - entre os 20 e os 70 anos -, 15 tinham efetivamente a doença, sendo que foi detetada a tempo e por isso correspondia a um tipo de cancro «perfeitamente curável, com tratamento», explicou a especialista ao JM.

 

Ainda assim, dois cidadãos revelaram, através do rastreio, ter mais do que um tumor.

 

A dermatologista Anabela Faria salientou que a iniciativa correu «muito bem», com uma afluência de utentes muito satisfatória. «Não ficou nenhuma pessoa por observar», acrescentou.

 

Lembre-se que, nos últimos anos, o cancro da pele tem aumentado na Madeira, sobretudo no grupo etário dos 20 aos 30 anos. Contudo, a doença é mais frequente depois dos 50 anos. Um dos fatores de maior risco para o cancro da pele é a exposição excessiva e inadequada ao sol. Os especialistas recomendam que as pessoas não estejam expostas às radiações nos períodos de maior calor e mesmo fora dessas horas devem ter cuidados, como, por exemplo, o uso frequente de protetor solar.

 

Cláudia Caires Sousa

 

In “Jornal da Madeira”