A Secretaria Regional da Saúde volta a reforçar laços com a Região Autónoma dos Açores, não só ao implementar o protocolo já existente na área dos comportamentos aditivos e das dependências- que será assinado na última semana de Maio-, mas também ao celebrar outros protocolos na área da Saúde.

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Internet, que foi assinalado hoje com um seminário promovido pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais ‘Estou Online e agora?’, Pedro Ramos revelou que estes protocolos abrangem a área da prestação de serviços, a área organizacional, da Protecção Civil, comportamentos aditivos e dependências, assim como a área da resposta em situações de excepção em que a SRS foi convidada em 2016 e deu formação a cerca de 200 profissionais da Região Autónoma dos Açores.

 

No fundo, a mais-valia destes protocolos é “termos instrumentos que sejam úteis a ambas as Secretarias, no que diz respeito à área da Saúde, e abrangendo todas as vertentes que esta área tem”, sublinhou.

 

Neste seminário, que se realizou no Museu de Imprensa da Madeira, o governante enalteceu também o trabalho realizado pelo IASAÚDE que, segundo ele, “tem procurado melhorar comportamentos, prevenir riscos, fazendo deste mundo real um mundo melhor, mais saudável”.

 

Referiu ainda que no primeiro trimestre de 2017 mais de 3.700 pessoas foram abrangidas por 161 actividades desta unidade e que no ano passado um total de 32.192 pessoas estiveram também envolvidas nestas actividades.

 

Quanto ao jogo da ‘baleia azul’, que já vitimou vários adolescentes através da Internet, caracterizou-o como “extremamente nocivo”. Afirmou ainda que “a Internet é um instrumento muito útil para o nosso dia-a-dia, não só para os jovens mas para todas as idades, e que deve ser utilizada de uma forma útil e não de uma forma que possa prejudicar a saúde dos cidadãos”.

 

Já Pedro Aires Fernandes, Gestor do Plano Estratégico Concelhio de Prevenção das Toxicodependências da Câmara Municipal do Odivelas, salientou que a tecnologia tem enormes potencialidades mas que há uma série de riscos que temos de estar atentos, disponíveis para pensar sobre eles e motivados para mudar o comportamento diário.

 

In “Diário de Notícias”