No exterior e no interior dos Marmeleiros serão realizadas obras de recuperação.

 

O Hospital dos Marmeleiros vai entrar em obras de beneficiação até finais do próximo verão, num investimento de cerca de 700 mil euros.

 

O Hospital dos Marmeleiros vai ser alvo de várias obras de beneficiação, soube o JM. Os trabalhos vão começar até finais deste verão e incluirão, entre outros, reparações da cobertura e pinturas de exteriores e interiores.

 

Fonte do gabinete da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus confirmou a realização das obras, frisando que as mesmas são consideradas prioritárias pelo atual executivo, «após vários anos em que não se realizou ali manutenção de relevo».

 

O atual Governo resolveu intervir de forma transversal na recuperação do edifício, onde vai gastar 700 mil euros.

 

Os trabalhos terão a duração de seis meses e vão ter em conta a especificidade do Hospital, pelo que será feito um plano especial de obra, de modo a não colocar transtorno na habitual atividade hospitalar e ainda de forma a garantir a segurança dos doentes, dos trabalhadores e ainda dos visitantes.

 

Recorde-se que uma vistoria mandada fazer pela SRAPE detetou vários problemas estruturais, resultantes de problemas na drenagem de águas e de falhas no telhado, que agora serão consertados.

 

«É um edifício antigo, com grandes dificuldades ao nível da conservação e manutenção. Daí que se tenha optado por uma intervenção tão alargada, que inclui pinturas, coberturas e redes de águas e esgotos», frisa a nossa fonte.

 

O gabinete da SRAPE sublinha que foi decidido intervir, cabendo à Secretaria tutelada por Sérgio Marques a realização de obras. Outra intervenção, já no âmbito. do domínio técnico, será feita pela Secretaria Regional da Saúde, mas só depois de concluídas as obras, conforme soube também o JM.

 

A SRAPE realça que o objetivo é melhorar as condições para os utentes, trabalhadores e visitantes do Hospital dos Marmeleiros

 

A nossa fonte lembra que no estudo mandado fazer pelo executivo, para avaliar a condição dos edifícios que servem de sede a serviços públicos, as obras no Hospital dos Marmeleiros foram indicadas como prioritárias.

 

«Só que houve primeiro que estudar bem as caraterísticas do edifício e que tipo de obras seriam necessárias. Depois, foram elaborados os devidos procedimentos administrativos, que são demorados, pelo que só agora a obra está em condições de avançar», conclui.

 

 Trabalhos a concretizar

 

Os trabalhos a realizar, no âmbito da empreitada, consistem sobretudo na recuperação das coberturas: em telhado, incluindo a estrutura de suporte da telha, e plana, com reparação das impermeabilizações e sistemas de caleiras e tubos de queda.

 

Será ainda feita a ampliação da área de cobertura nos acessos a tardoz, implementados vãos exteriores, em caixilharia de alumínio, com proteção térmica em vidro e/ou tapassol, e resolvidas as infiltrações nos aros com recolocação de ombreiras, soleiras e peitoris.

 

Haverá ainda a reparação das drenagens e impermeabilizações das varandas exteriores, incluindo as suas guardas, a pintura e reparação geral de todos os alçados exteriores e também a recuperação de alguns sistemas de esgotos, no exterior, sobre a área de estacionamento.

 

Igualmente serão reparados muros de contenção e alguns anexos exteriores, a tardoz, danificados aquando do temporal de 2010.

 

Miguel Ângelo

 

In “Jornal da Madeira”