“Não importa se não nasceste para o desporto, desde que o faças com o coração” é o mote da campanha da Fundação Portuguesa de Cardiologia para as comemorações de 2017 do “Mês do Coração”.

 

A Fundação Portuguesa de Cardiologia escolheu para este ano o desporto como mote das comemorações do “Mês do Coração” que hoje se inicia.

 

Na Madeira, e tal como acontecerá em vários pontos do país, as comemorações acabarão por concentrar-se no dia 27 de maio, com uma iniciativa pública cujo programa ainda está a ser ultimado e que culminará no “Desafio do Coração”, um evento que já vem sendo realizado de há uns anos a esta parte e que alia exercício físico, rastreios gratuitos e aconselhamentos no local para a adoção de hábitos de vida saudáveis.

 

Segundo António Almada Cardoso, presidente da delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia, esta «grande atividade» realizar-se-á, logo pela manhã, no início da promenade do Lido, e pretende juntar pessoas de todas as idades. A ideia é mostrar, através da demonstração de desportos saudáveis que «o desporto pode salvar vidas» e que a «prática desportiva, feita com moderação e alguns cuidados, é muito importante para manter-se um coração saudável».

 

 E desenganem-se as pessoas com mais idade que pensam que o desporto é só para os mais novos.

 

 «Qualquer pessoa, até aos 65 anos de idade, pode praticar atividades desportivas e há provas de que o exercício físico faz mais bem do que mal, isto é, mesmo que haja alguma lesão — resultante de alguma rutura muscular ou esforço excessivo — é indicada a prática desportiva e há estudos que comprovam que esta é benéfica», esclarece o médico. “ O desporto pode salvar vidas e a prática desportiva, feita com moderação e alguns cuidados, é muito importante para manter-se um coração saudável.

 

 INICIATIVAS POR TODO O PAÍS

 

De acordo com o presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, para assinalar o “Mês do Coração” serão promovidas durante o mês de maio, atividades como um torneio de golfe, outro de futebol de cinco e várias reuniões científicas, bem como rastreios e um peditório nacional.

 

 No dia 27 de maio, serão realizados rastreios gratuitos e atividades desportivas no Jardim da Estrela, em Lisboa, no âmbito do “Festival do Coração”.

 

Durante todo este mês, a Fundação divulgará uma campanha pelo desporto como forma de ter saúde, apelando à atividade física para todos, sem pensar no aspeto competitivo.

 

“Não importa se não nasceste para o desporto, desde que o faças com o coração” é o mote da campanha para 2017.

 

 

 

Programa nacional das comemorações

 

 27 DE ABRIL Teve lugar a sessão Solene de Abertura do Mês do Coração (Palácio Foz – Lisboa)

 

27 DE ABRIL Realizou-se a 2ª Jornada do Torneio de Futebol 5 (a 1.ª Jornada foi a 20 de abril)

 

 1 A 31 DE MAIO Campanha de divulgação dedicada ao tema “O Coração no Desporto”

 

3 E 4 DE MAIO XVII Jornadas Científicas da Delegação Centro Auditório António Arnaut da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

 

4 DE MAIO 3ª Jornada do Torneio de Futebol 5

 

5 DE MAIO Jantar Anual da Delegação Norte

 

5, 6, 7, 25, 26, 27, 28 DE MAIO Peditório nacional para angariação de fundos

 

6 DE MAIO Torneio de Padel

 

6 DE MAIO 2º Torneio de Golfe da Fundação Portuguesa de Cardiologia

 

11 DE MAIO Meias-finais do Torneio de Futebol 5

 

19 DE MAIO Reunião Científica sobre “O Coração no Desporto” no Centro Ismaili, em Lisboa

 

20 DE MAIO Finais do Torneio de Futebol 5

 

27 DE MAIO Festival pelo Coração

 

30 DE MAIO Conferência “ O Coração no Desporto”

 

Lúcia M. Silva

 

In “Jornal da Madeira”