Pedro Ramos reuniu-se, hoje, em Lisboa, com um conjunto de entidades ligadas ao Serviço Nacional de Saúde. Entre esses encontros, o secretário regional destacou o resultado alcançado com o ministro Adalberto Campos Fernandes, na sequência do que já havia afirmado António Costa, diz Pedro Ramos. Vai ser “consolidada uma nova forma de acompanhamento, na construção do novo hospital, entre o Serviço Nacional de Saúde e o Serviço Regional de Saúde, com a criação de uma comissão, que será consolidada e ficará bem caracterizada na primeira quinzena de Maio, numa mega reunião, organizada na Região, entre o ministério da Saúde, o Serviço Regional de Saúde, englobando as várias secretarias, que têm de fazer a sua parte”.

Mas a ida de Pedro Ramos à capital portuguesa teve outras consequências para a saúde na Madeira, o que deixou o secretário “satisfeito com mais estes avanços”.

 

Pedro Ramos especificou o acerto, que foi feito, no que diz respeito a vagas para médicos internos, nas diferentes especialidades.

 

Houve também “consolidação de medidas de prevenção, na área dos cuidados primários de saúde” e DPOC - Doença obstrutiva Pulmonar Crónica.

 

Outro dos encontros mantidos pelo secretário da Saúde foi com os Serviços Partilhados do Ministério, para onde vai trabalhar a até agora vice-presidente do IASAÚDE, Ana Clara Silva. Foi abordada a alteração do sistema e suporte informático do SESARAM, “para os próximos dez anos”. Uma medida essencial para que os serviços na Madeira possam acompanhar o que vai sendo feito e desenvolvido a nível nacional no Sistema Regional de Saúde.

 

In “Diário de Notícias”