A Associação para o Planeamento da Família-Madeira (APD-Madeira) foi distinguida com uma bolsa no âmbito da Edição de 2016 do Programa Gilead GÉNESE, para o desenvolvimento do ‘100 Riscos’, um projeto que visa intervir no VIH/SIDA na Região Autónoma da Madeira, aumentando o nível de saúde da população e prevenindo comportamentos de risco.

 

O projeto ‘100 Riscos’ envolve a região da Madeira com o objetivo de colmatar a lacuna existente, uma vez que só são realizados testes e intervenções em contexto hospitalar, dando oportunidade a todos os indivíduos de os realizar gratuitamente e de forma confidencial, em contexto comunitário, nomeadamente nos gabinetes dos bairros sociais e nas instalações da APF-Madeira, obtendo também toda a informação para prevenção do VIH.

 

No âmbito do 100 Riscos, que terá a duração de um ano, serão realizadas ações de informação/apoio na comunidade, testes de VIH e diagnóstico, aconselhamento pré e pós teste, fornecimento de preservativos e encaminhamento e referenciação, assim como 500 testes rápidos que deverão abranger cerca de 1500 pessoas.

 

O Programa Gilead GÉNESE, inserido na política de responsabilidade social da Gilead Sciences, pretende envolver a Comunidade e tem contribuído para a geração de valor no domínio da investigação científica e da intervenção na área da Saúde, em alinhamento com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Anualmente são distinguidos os melhores projetos no âmbito da investigação e da Comunidade.

A edição de 2016 contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República que vê reconhecida a relevância desta iniciativa no apoio a projetos de natureza científica e projetos de iniciativa comunitária, nas áreas da fibrose quística, hemato-oncologia, hepatites virais crónicas B e/ou C e infeção por VIH/SIDA.

 

A Cerimónia Pública de distinção dos Projetos selecionados no âmbito da Edição de 2016 decorrerá no próximo dia 06 de abril, no Teatro Thalia, em Lisboa.

 

Fonte: Funchal Notícias