A Madeira, através do Serviço de Nefrologia (trata dos rins) do SESARAM, vai fazer uma avaliação da prevalência da doença renal na população em geral. O anúncio foi feito por Gil Silva, director do referido Serviço, durante as II Jornadas de Nefrologia, que aconteceram, ontem, no Funchal.

 

Nesse trabalho, que arranca em breve e deve estar concluído em 2019, para as próximas Jornadas de Nefrologia, serão fundamentais do médicos de Medicina Geral e Familiar que é quem, nos centros de saúde, vai concretizar o estudo.

Na Madeira, como no resto do País, deve haver boa parte da população com insuficiência renal, mas que desconhece esse facto. 

Como em todas as doenças, um diagnóstico precoce ajuda a minorar os feitos e a progressão da doença. 

O que se sabe é que na Região existem cerca de 500 doentes identificados e acompanhados pela Nefrologia do SESARAM, com doença renal crónica terminal (neste caso terminal não se refere ao fim da vida, mas à função do rim). 

Na Madeira existem 250 hemodialisados, 60 deles acompanhados directamente no hospital. Os demais são tratados em locais convencionados. Vai haver uma comissão de acompanhamento para avaliar a prestação de cuidados nessa condição. 

Na mesma ocasião, Gil Silva lembrou que os factores de risco são os mesmo de todas as doenças com implicação vascular, como a diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros.

 

Fonte: Diário de Notícias