O Energy 4 Life é um projeto de prevenção seletiva das toxicodependências, desenvolvido pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, que decorre desde janeiro 2015 e que tem vindo a crescer abrangendo um maior número de jovens e de instituições.

 

 

No presente ano, conta com a participação 6 instituições parceiras: Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua, Fundação Lar da Paz, Residências de Autonomização “Um passo para o Futuro”, Fundação Patronato de São Filipe, Fundação de Nossa Senhora da Conceição do Funchal e Abrigo Nossa Senhora de Fátima - Casa de Acolhimento.

 

O projeto tem como objetivos prevenir o consumo de álcool, tabaco e outras drogas; fomentar estilos de vida saudáveis nos jovens, através da prática desportiva e outras atividades outdoor; dotar os técnicos das instituições de competências técnico científicas no âmbito da prevenção seletiva das toxicodependências e dos comportamentos de risco; sensibilizar para a prevenção dos comportamentos de risco na área da sexualidade, da violência no namoro, do HIV/Sida e das novas tecnologias; e promover fatores de proteção associados à procura de alternativas positivas face ao consumo.

 

Os modelos concetuais de base assentam na Teoria de Treino de Competências (é possível antecipar situações de risco e reforçar estratégias de coping face às mesmas, melhoradas com treino sucessivo); Teoria da Aprendizagem Social (é no grupo de pares que os jovens adquirem hábitos e modelam comportamentos); Teoria dos Fatores de Risco e de Proteção (diminuição das contingências de risco e reforço das variáveis de proteção) e Teorias Informativas (fornecimento de informação acerca das substâncias psicoativas, efeitos e risco de abuso, correção de crenças irracionais).

 

O Energy 4 Life adota a educação não formal como metodologia principal para atingir os objetivos delineados a nível da promoção do jovem como ser biopsicossocial, valoriza a aquisição de novas competências através de métodos vivenciais, por isso são proporcionadas experiências diversificadas aos jovens com o objetivo de fomentar a reflexão e partilha de pensamentos e emoções decorrentes das mesmas. Estes momentos facilitam a proximidade, proporcionando a abordagem de assuntos relevantes neste estadio desenvolvimental.

 

Os jovens aprendem que é possível se divertirem sem o consumo de drogas, e que existem formas saudáveis e positivas de sentirem “adrenalina” através de momentos intensos proporcionados pela interação com o grupo, prática de atividades saudáveis, desportivas e pelo contacto com a natureza.

 

CLÁUDIA NAUDÉ

 

Assistente Social – UCAD

 

Fonte: Jornal da Madeira