Ficará no Hospital dos Marmeleiros

A Região acaba de criar um Centro de Vacinação Internacional no Hospital dos Marmeleiros, informou ontem o IASAÚDE, em nota enviada à comunicação social.

 

 

Aquele organismo, tutelado pela Secretaria Regional da Saúde, anuncia que a unidade foi acoplada à Consulta do Viajante, em funcionamento naquela mesma unidade hospitalar.

 

Segundo a nota, a medida «resultou como uma solução próxima, descentralizada e integrada na satisfação das necessidades em saúde do viajante, oferecendo mais oportunidades de vacinação e melhor adesão a essa medida de proteção». A supervisão técnica do novo organismo é assegurada pelo IASAÚDE.

 

No comunicado, o IASAÚDE começa por recordar que, «no âmbito das medidas de Saúde Pública relacionadas com as doenças transmissíveis e com as doenças transmitidas por vetores, a saúde do viajante ganha particular relevo, sendo ainda mais decisiva numa área recetiva para a transmissão de doenças através de mosquitos vetores como é o caso da Madeira».

 

O organismo destaca também que a RAM dispunha, até setembro do ano passado, «as seguintes respostas para a saúde do viajante: a Consulta do Viajante no Centro de Saúde do Bom Jesus, a Consulta de Medicina do Viajante, a funcionar no Hospital dos Marmeleiros, e ainda um Centro de Vacinação Internacional sediado no Centro de Saúde do Bom Jesus».

 

O Governo entende que, face à emergência crescente em matéria de doenças transmitidas por vetores, urge implementar e ampliar medidas tendentes à prevenção e gestão destas na RAM, bem como para todas as outras relacionadas com viagens internacionais e suscetíveis de prevenção através da vacinação».

 

Miguel Ângelo

 

Fonte: Jornal da Madeira