Cerca de 80 pacientes/ano poderão beneficiar da trombectomia realizada agora na Madeira

O Serviço de Saúde da RAM realizou a primeira trombectomia na Região, no passado dia 3 de março, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma terapêutica de ponta disponibilizada nesse hospital desde o dia 1 deste mês e utilizada nos doentes com Acidente Vascular Isquémico (AVC) grave com prognóstico muito reservado.

«A primeira intervenção foi bem-sucedida e esteve a cargo de uma equipa liderada pelos neurorradiologistas Tiago Rodrigues e José Franco. Com esta nova técnica, indicada para os AVC mais graves e com prognóstico muito reservado, melhora e muito o seu prognóstico permitindo que cerca de 50% destes doentes possam voltar ao seu local de trabalho e ter uma vida normal».

 

Na Região, estima-se que sejam por ano cerca de 80 os doentes (de um total anual de 900 casos) cujos AVC têm «uma grande probabilidade de ficar com lesões altamente incapacitantes», a necessitar desta intervenção que reduz significativamente esses riscos. Todo este trabalho «só é possível graças ao encaminhamento imediato deste tipo de doentes para a Via Verde do AVC, o que contribui para o sucesso desta intervenção, uma vez que a remoção de um trombo, com visualização angiográfica, deve ser feita até às primeiras seis horas, após o início dos sintomas do AVC», refere o SESARAM.

 

Fonte: Jornal da Madeira