Pedro Ramos foi conhecer experiência a implementar no Centro de Saúde da Ponta do Sol 

O secretário regional de Saúde, Pedro Ramos, visitou ontem a Unidade de Saúde de Matosinhos, no sentido de conhecer as diversas valências que este serviço contempla e tendo em conta que a Região pretende implementar um modelo semelhante, em termos de sistema organizacional, no Centro de Saúde da Ponta do Sol.

Em concreto, Pedro Ramos foi conhecer o funcionamento do Hospital Pedro Hispano, «e ver todo o circuito do doente no hospital. Visitamos ainda a cirurgia de ambulatório e o hospital de dia do hospital, uma vez que temos em conta ter este tipo de organização no futuro na Região Autónoma da Madeira», disse Pedro Ramos, que visitou ainda o centro de saúde de São Mamede de Infesta. 

Neste espaço, o governante, que se fazia acompanhar por elementos da Secretaria Regional de Saúde, do IASAÚDE e do conselho de administração do SESARAM, viu “in loco” o modelo organizacional do centro. Esta unidade de saúde de Matosinhos inclui unidades de cuidados continuados, de saúde familiar, de cuidados de saúde personalizados, de recursos assistenciais. 

Um modelo que o governante quis conhecer tendo em vista a sua implementação «rapidamente, Fracasso da Marina do Lugar de Baixo não foi culpa do GR. na Madeira, no Centro de Saúde da Ponta do Sol, como uma experiência piloto que o SESARAM pretende desenvolver». 

Pedro Ramos salientou ainda que os resultados desta visita a Matosinhos estão a ser «extremamente positivos» e que serão complementados este sábado com a participação num debate sobre financiamento em saúde organizado por todas as Ordens em Portugal».

 

Paula Abreu 

Fonte: Jornal da Madeira