Ação de sensibilização ao longo da semana na Bartolomeu Perestrelo

 

«30% das nossas crianças são obesas»

 

 Nunca houve uma geração de pais e de jovens com acesso tão célere à informação, pelo que há que tirar partido desse facto, filtrando a boa informação da restante

 

Nunca serão demais as campanhas para a promoção de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico. E, nesse sentido, arrancou ontem a IX Semana / Feira da Saúde – Escola Bartolomeu Perestrelo. A iniciativa é daquele estabelecimento escolar, que reuniu um conjunto de parceiros e sinergias que visam alertar para a aquisição daqueles hábitos, vitais para uma vida saudável.

 

Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, marcou presença na cerimónia de abertura, enalteceu o evento e apontou uma série de paradoxos no atual estado de coisas. Por um lado, constatou que «vivemos numa sociedade informada, em que a informação é bastante célere», da mesma forma que «nunca também houve uma geração de pais tão bem formados e nunca houve uma geração como a vossa [dirigindo-se aos alunos] que tivesse acesso a tão boa informação».

 

Todavia, «apesar de termos toda essa panóplia de informação, de termos instituições e organizações preocupadas com aquilo que é a formação e o crescimento dos nossos jovens, a grande verdade é que, no que toca às questões da saúde, nós infelizmente ainda enfrentamos dados que são preocupantes». Aqui chegados, constatou, então, que «temos cerca de 30 por cento das nossas crianças obesas e 25 por cento em risco de obesidade. Isto são indicadores muito preocupantes». Assim sendo, lembrou aos estudantes que «é importante que tenham acesso à boa informação».

 

Na felicitação da escola pela iniciativa, adicionou o agradecimento «ao envolvimento de um conjunto de parceiros» e relevou «a importância de juntar um conjunto de entidades e instituições com um único propósito, o de procurar sensibilizar as nossas crianças e os nossos jovens para aquilo que é a importância de uma boa alimentação e a prática de exercício físico associada».

 

E até sexta-feira, alunos, professores, funcionários e demais interessados poderão beneficiar ainda de diversos rastreios, atividades lúdicas variadas e palestras. É o contributo da Escola Bartolomeu Perestrelo para mais uma ação de sensibilização.

 

David Spranger

 

Fonte: Jornal da Madeira