Em poucas décadas, a inatividade física tornou-se um dos principais riscos para o bem-estar dos cidadãos europeus e um desafio crescente para as economias europeias.

 

Contudo, apesar da evidência do aumento dos custos económicos e sociais de saúde associados à inatividade física, ainda escasseiam medidas e iniciativas suficientes para reverter esta tendência negativa.

 

A inatividade física tem sido apontada como um dos maiores fatores de risco de mortalidade, sendo preocupante que 40% a 60% da população da UE tenha um estilo de vida sedentário e no que a Portugal diz respeito, apenas 33% dos portugueses pratique desporto ou exercício físico uma vez por semana.

 

Levar uma vida ativa apresenta muitos benefícios, físicos, sociais e psicológicos, existindo uma ligação direta entre a atividade física e a esperança de vida, já que as populações fisicamente ativas tendem a viver mais tempo do que as populações inativas. As pessoas sedentárias que passam a ter uma atividade física afirmam sentir-se melhor, física e psicologicamente, e usufruem de uma melhor qualidade de vida.

 

A atividade física tem consequências na saúde global e na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, obesidade, podendo igualmente diminuir a probabilidade de comportamentos de risco (durante a adolescência), como o consumo de drogas e comportamentos sexuais de risco e está relacionada com a melhoria do rendimento académico, aumentando em 15% a probabilidade de ir para a faculdade.

 

A prática de exercício físico e desporto tem mostrado implicações positivas na promoção de valores pessoais e sociais de cidadania (cooperação, tolerância, respeito, participação, justiça, solidariedade, entre outros) sendo desta forma fundamental associar-se ao desenvolvimento e crescimento das crianças e jovens.

 

Existem evidências de que uma pessoa que aumente o seu nível de atividade física, mesmo após longos períodos de inatividade, pode obter benefícios para a saúde independentemente da sua idade.

 

É necessário a alteração dos nossos hábitos, por exemplo, nas crianças esses hábitos têm vindo a ser alterados devido a novos padrões de entretenimento (TV, Internet, jogos de vídeo), e esta mudança tem coincidido com taxas crescentes de excesso de peso e de obesidade infantil.

 

À medida que atingimos a idade adulta, tornamo-nos menos ativos, e as mudanças recentes nos estilos de vida têm vindo a reforçar este fenómeno. Devido às grandes invenções dos últimos tempos, tem-se verificado uma diminuição assinalável na quantidade de esforço físico necessário às tarefas diárias, quer seja no trabalho, em casa ou até mesmo a nível recreativo.

 

Nesse sentido, actualizar o nosso modelo de promoção da atividade física para a nossa saúde e bem-estar tornou-se uma necessidade urgente e pertinente. Para isso é necessário reforçar a articulação entre as entidades públicas e privadas e a comunidade civil em geral, por forma a promover a atividade física para todos, através de iniciativas e de parcerias intersectoriais mais eficientes e eficazes. Desta forma, surgiu a campanha MOVE NOW.

 

MOVE NOW - Madeira é uma nova campanha de âmbito regional, coordenada centralmente pela Associação da Madeira de Desporto para Todos (AMDpT) em parceria com a Direção Regional de Juventude e Desporto, a Universidade da Madeira, a Escola Superior de Enfermagem São José Cluny e o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, para promover o exercício e a atividade física. Funcionará através de uma plataforma online constituída por um conjunto de meios e serviços digitais disponíveis e necessários à difusão e implementação das ações e atividades programadas. A visão intersetorial da campanha é conseguir “mais cidadãos ativos através do desporto e da atividade física até 2020”. Os objetivos gerais da campanha consistem em sensibilizar os cidadãos para os benefícios de uma vida mais ativa pelo desporto e pela atividade física, promovendo oportunidades para ser ativo com a finalidade de diminuir a morbilidade associada ao sedentarismo

 

Haverá um tema para cada mês, seguindo sempre o lema Move-te. Desde a alimentação às apps, das crianças aos idosos, da casa ao trabalho passando pela escola, com energia e sem adições, o importante é manter-se fisicamente ativo.

 

Seja persistente, seja consistente, o trabalho é todo seu, o resultado também. É tão fácil mexer-se. Move Now!

 

Visite o site madeira.movenow.pt e a página de Facebook.

 

JOSÉ MARIA MAIA

 

Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM/UCAD

 

Fonte: Jornal da Madeira