O secretário regional dos Assuntos Sociais da Madeira, Pedro Ramos, disse hoje que a Região está a "lidar bem" com o surto da gripe, apesar do "pico da situação" estar previsto para a primeira semana de fevereiro.

 

Pedro Ramos fez esta observação à margem da inauguração da Plataforma de Dados da Saúde que passa a estar à disposição dos madeirenses.

 

Para incentivar os utentes do Serviço Regional de Saúde, Pedro Ramos e o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, fizeram as respetivas inscrições na Plataforma do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAUDE), na qual o utente pode seguir o seu estado clínico.

 

"A Região está a lidar bem com o surto da gripe", disse o secretário, salientando que estão "todos os planos preparados".

 

"Estamos à espera que na primeira semana de fevereiro se atinja o pico desta situação na Região Autónoma da Madeira, mas há uma articulação correta entre o Serviço de Saúde, o IASAUDE e os centros de saúde", sublinhou.

 

Pedro Ramos aconselhou os utentes a não acorrerem aos serviços de urgência do Hospital mas, antes, a recorrerem primeiro aos centros de saúde e, só se os anti-inflamatórios, analgésicos ou antipiréticos não reverterem o estado gripal, então procurarem os serviços de urgência.

 

O secretário regional revelou ainda que, no global, 75% das receitas já são de prescrição eletrónica na Madeira.

 

Fonte:Jornal da Madeira