Resultados divulgados nesta quarta-feira mostram que Portugal tem uma das mais baixas taxas de fumadores na União Europeia. A Bulgária, a Grécia e a Áustria são os países com mais fumadores.

A média europeia de fumadores situa-se nos 25%

Portugal apresentava, em 2014, a quarta mais baixa taxa de fumadores da União Europeia, que era de 20%, de acordo com dados sobre consumo de tabaco divulgados em Bruxelas pelo Eurostat. 

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, as proporções mais baixas de fumadores entre a população com 15 ou mais anos registaram-se na Suécia (16,7%), Reino Unido (17,2%), Finlândia (19,3%), Portugal (20,0%) e Luxemburgo (20,4%), enquanto os países com mais fumadores, eram a Bulgária (34,7%), Grécia (32,6%) e Áustria (30%), o que representa um terço da população. 

Portugal apresenta também uma das taxas mais baixas de fumadores passivos (inalação involuntária de fumo de tabaco de outros), de 8,6%, apenas atrás de Suécia (5,9%) e Finlândia (6,3%), enquanto os valores mais altos foram registados na Grécia, onde cerca de dois terços da população (64,2%) disse estar exposta quotidianamente ao fumo de tabaco em locais fechados. Na Croácia (44,7%) e na Bulgária (40,5) também se registaram valores elevados. 

Com a média europeia de fumadores a situar-se perto dos 25%, o Eurostat assinala que em todos os Estados-membros da UE a proporção é mais elevada entre os homens (28,7%) do que entre as mulheres (19,5%). 

Em Portugal a disparidade é ainda maior, já que a proporção de fumadores do sexo masculino era de 27,8%, contra apenas 13,2% do sexo feminino.

 

 

Fonte: Público