Nas últimas décadas, ocorreram inúmeros avanços ao nível da medicina. Estes avanços proporcionaram a sobrevivência de recém-nascidos (RN) de 26 semanas de idade gestacional, RN de muito baixo peso, bem como bebés com doenças embrionárias e genéticas, malformações e lesões encefálicas.

O prognóstico de desenvolvimento dessas crianças, conforme demonstram diversos estudos, tem mostrado uma grande incidência de sequelas do desenvolvimento global na população de RN de pré termo e RN de risco. Os distúrbios são múltiplos e incluem desde dificuldades na função alimentar, bem como de aprendizagem e comportamentais a alterações neuromotoras. Dados que justificam a necessidade de uma equipe multidisciplinar intervindo precocemente nesta população no sentido de minimizar sequelas, proporcionando uma boa qualidade de vida a estes bebés. 

A intervenção do terapeuta da fala, com formação específica em neurodesenvolvimento, ao nível do atendimento neonatal é já uma realidade do nosso quotidiano. Integrando esta equipa a sua intervenção assume um papel de relevância nos cuidados prestados ao RN. No campo de atuação do terapeuta da fala, faz parte a atenção permanente à função de alimentação, ao desenvolvimento neurosensoriomotor global e à saúde da comunicação. 

A intervenção dá-se a um nível preventivo primário e secundário, pois envolve a orientação e o aconselhamento aos pais, como também a deteção e intervenção directa no RN. Esta intervenção é posta em prática após a avaliação e elaboração de um programa de tratamento, tendo sempre em conta as necessidades específicas de cada bebé. As técnicas específicas do conhecimento do terapeuta da fala, visam a facilitação do desenvolvimento normal sensório motor oral do bebé para o sucesso da função alimentar (seja esta ao peito e/ou ao biberão) bem como o desenvolvimento normal do seu sistema estomatognático (sistema composto pelas estruturas da face, cabeça e pescoço que agem harmoniosamente na realização de variadas tarefas funcionais, entre as quais a sucção e a deglutição) e da interacção/comunicação.

O terapeuta da fala pode fazer a diferença na vida do seu bebé!

 

 

Fonte: Jornal da Madeira