A partir de agora, em Portugal, os doentes podem ser acompanhados em casa com consultas à distância, através da box da televisão. 

É a chamada telemedicina. Um projeto pioneiro a nível europeu e que vai permitir uma “significativa redução” nas idas às urgências, nas hospitalizações ou no número de dias de internamento.

O projeto desenhado pelos serviços partilhados do Ministério da Saúde arrancou há quase três anos, em 2014 mas, só agora pode ser aplicado em todo o país por ter sido regulamentado através do Acordo Quadro de Telemedicina, assinado entre a tutela e empresas fornecedoras, na semana passada. Através deste  acordo será criado o Centro Nacional de TeleSaúde que vai permitir aplicar a telemedicina em várias cidades do país. 

No entretanto, explica Artur Mimoso dos serviços partilhados do Ministério da Saúde, foram testadas no terreno pequenas e grandes empresas através de consórcios que permitiram desenvolver cinco projetos-piloto de telemedicina, durante sete meses, nas regiões de Viana do Castelo, Évora e Beja. Durante este período foram aompanhados centenas de doentes com doenças respiratórias. 

Com estes projetos-piloto conseguiu-se uma redução de 60% nas hospitalizações e nas idas às urgências, o número de dias de internamento foi reduzido de uma média de 276 dias para 105 dias e foi possível atrasar o começo das complicações das doenças, referiu Artur Mimoso. 

Mas, apesar destes resultados, não houve capacidade técnica e financeira para que a telemedicina fosse aplicada em mais cidades. Só agora, explica Artur Mimoso, será possível através do Centro Nacional de TeleSaúde reforçar o projeto com pessoal e tecnologia de forma a que a telemedicina chegue a “sítios mais distantes”.  

 “De futuro, o acompanhamento feito hoje nos hospitais pode chegar a casa das pessoas através da rede. Estamos a maximizar o que já existe. Tínhamos os projetos sustentados em pequenos mercados. Estamos a preparar o mercado para avançar com os projetos-piloto que tão bons resultados deram, mas que foram com empresas sem capacidade de expansão”, disse Artur Mimoso. 

A forma como o doente vai aceder às consultas a partir de casa vai depender da doença e dos equipamentos que tenha disponíveis. “Pretendemos usar as boxes de televisão para conseguir passar alguma informação e literacia em saúde”, explicou o responsável pelo projeto. Artur Mimoso adiantou ainda que, numa segunda fase, pode ser possível colocar as operadoras a funcionar não só com a box de televisão e funcionarem, também com outros aparelhos que já existem em casa e dar-lhes novas funcionalidades. 

Na telemedicina, caberá ao doente inserir os seus dados para fazer, por exemplo, a medição diária da tensão arterial, da oximetria (quantidade de oxigénio no sangue), da temperatura ou do número de passos dados. Esta informação será encaminhada para um ‘call center’ clínico composto uma uma equipa de técnicos de cardiopneumologia, enfermeiros e farmacêuticos, que fazem a gestão dos dados em tempo real e, em função do estado de saúde do doente, é emitido um alerta para que se faça o encaminhamento necessário.   

Desta forma, acredita Artur Mimoso, o Serviço Nacional de Saúde será acessível a todos, mesmo a quem vive em zonas rurais e do interior do país mais isoladas.

 

Fonte: Sol