Seminário realiza-se sexta-feira na Casa de Saúde Câmara Pestana

 

Com o objetivo de refletir e debater o peso das redes sociais na vida da população e a sua influência nas relações humanas, a Casa de Saúde Câmara Pestana do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus irá promover o seminário “Gostava de morar no Facebook até...”. Este evento realiza-se no dia 25 de novembro, a partir das 09h00, no Auditório Bento Menni.

 

“A realidade virtual tem ganho importância no quotidiano dos indivíduos com a multiplicação das redes sociais disponíveis. A partilha de experiências pessoais e contacto com novas culturas fascinou os utilizadores por todo o mundo. Contudo, apesar dos benefícios do uso das redes sociais para a comunicação, existem um conjunto de efeitos negativos para a saúde mental dos indivíduos”, afirma Ricardo Gomes, diretor da Casa de Saúde Câmara Pestana.

 

Neste sentido, o seminário “Gostava de morar no Facebook até...” irá abordar as diversas problemáticas sociais e mentais inerentes às redes sociais, através de debates e conferências lideradas por especialistas nas várias áreas. Os perigos de se interagir virtualmente, o cyberbullying, o vício pelas redes sociais, as implicações no ensino e os contrastes entre a vida real e a vida virtual serão os principais temas deste encontro, que está dividido em duas partes.

 

O seminário iniciar-se-á com uma encenação “Por detrás do teclado... “ pelo Grupo de Teatro da Casa de Saúde, sendo que em seguida decorrerá a conferência “Adição à Internet na População Portuguesa...”, onde será apresentado um estudo desenvolvido em 2014-2015, por Halley Pontes (psicólogo, Nottingham Trent University). Para encerrar esta primeira parte, decorrerá um debate moderado pelo jornalista Gil Rosa (jornalista da RTP Madeira) com a presença de Carlos Ramalheira (psiquiatra), Luzia Pinheiro (socióloga) e Rui Caetano (professor) e Filomena Ferreira (aluna).

 

Na segunda parte será abordada a questão da ética e o sentido da vida, com o debate “ Morrer no Facebook...” moderada por Cristina Abreu (diretora enfermagem da CSCP) e com as conferências: “Vida Real E Virtual... Clicks No Sentido Da Vida...” liderada por Manuel Curado (Universidade do Minho), “Distanásia” desenvolvido por Isabel Silva (Enfermeira Docente), “Medicação Um “Post” Na Qualidade De Vida...?” Liderada por Élvio Dantas (farmacêutico).

 

O encerramento deste evento estará ao cargo do humorista madeirense Nuno Morna.

 

O Seminário “Gostava de morar no Facebook até...” é dirigido a todos os profissionais da área da saúde, educação, social e a todos os interessados nestas questões.

 

 

Fonte: Diário de Notícias