O Dia Nacional do Terapeuta da Fala é assinalado a 14 de Novembro! Foi instituído com o objetivo de sensibilizar a população para a existência e relevância desta profissão, enfatizando o papel do Terapeuta da Fala (TF) e de como este profissional poderá fazer a diferença na vida do individuo, desde o nascimento até à velhice.

 

Embora já conte com 50 anos em Portugal, a Terapia da Fala é uma valência que ainda se encontra em crescimento. Pelo constante desenvolvimento das áreas da saúde, o terapeuta da fala também tem vindo a expandir a sua intervenção. Esta, é uma área da saúde reconhecida e regulamentada, a qual abarca todas as áreas relacionadas com a comunicação humana em todos os seus contextos. Assim sendo, o TF é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O TF intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). Avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

 

Posto isto, é restritivo afirmar que a atuação do terapeuta da fala destina-se apenas a “corrigir a fala das crianças” ou a «ensinar a falar», quando o seu foco e população alvo são muito mais abrangentes, já que atua com indivíduos de todas as idades.

 

Desde o nascimento, o TF tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. Nas unidades de cuidados neonatais na área da alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais.

 

Em crianças em idade pré-escolar a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações. Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

 

Na idade adulta, o seu foco de intervenção é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais (APTF, 2015).

 

Toda a sua intervenção enquadra-se no trabalho em equipa multidisciplinar, já que grande parte destas dificuldades tem por base patologias que implicam a intervenção de outros profissionais.

 

Sendo o TF um profissional qualificado na área da saúde, é exigido o registo obrigatório na Administração Central do Sistema de Saúde que reconhece o título através da cédula profissional. Só assim estará apto para realizar o exercício legal da profissão!

 

O Terapeuta da Fala pode realmente fazer toda a diferença, já que assume um papel de extrema relevância em áreas fundamentais do desenvolvimento humano.

 

Saiba mais em http://www.oterapeutadafalapodefazeradiferenca.org/

 

Por: Jennifer Spínola

 

Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala

 

 

 

Fonte: Jornal da Madeira