O consumo de tabaco, ativo e passivo, e o seu impacto na saúde mantém-se um assunto atual. O conhecimento dos efeitos perniciosos do tabagismo é hoje mais vasto, estando bem estabelecidas as repercussões do consumo de tabaco para um grande número de doenças, com especial destaque para o cancro, para as doenças do aparelho respiratório, para as doenças cardiovasculares e para os efeitos na saúde reprodutiva.

Considerando o impacto económico, social e cultural que as doenças decorrentes do consumo de tabaco apresentam, evidencia-se a necessidade de intensificação de esforços neste domínio, no quadro de implementação de estratégias preventivas que tenham como base a alteração efetiva do estilo de vida, e que possibilitem reduzir as elevadas taxas de morbilidade e mortalidade registadas no presente.

 

Pela complexidade relacionada com este consumo, a sua prevenção requer a cooperação entre diversos setores governamentais e da sociedade civil, bem como dos próprios cidadãos, e a implementação de uma abordagem global, consistente e continuada, integrada por diversas medidas e iniciativas, centradas em especial na prevenção à iniciação do consumo, na promoção da cessação tabágica, na proteção da exposição ao fumo ambiental do tabaco e na criação de um ambiente económico, cultural e social favorável à adopção de estilos de vida saudáveis. A prevenção do tabagismo ao nível de toda a população e, especialmente, o investimento em grupos etários de jovens e adolescentes, deverá ser uma importante medida a adotar, essencial para se poder vir a controlar a epidemia tabágica nas próximas gerações.

 

Na prossecução de um conjunto de orientações estratégicas definidas no âmbito da prevenção do tabagismo, estabeleceu-se uma parceria entre o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM (IASAÚDE,IP-RAM) através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD) e o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Madeira (NRLPCC). Uma das medidas definidas contemplou a dinamização de uma ação em contexto escolar, através da criação do concurso “Trail pela Vida”, uma iniciativa no âmbito da educação para a saúde e incentivo de práticas saudáveis, dirigido aos alunos do ensino secundário da RAM. Este concurso tem como objetivo a criação de um layout para ilustrar uma t-shirt na campanha antitabágica de 2016, cujo lançamento terá lugar a 17 de novembro, Dia Mundial do Não Fumador e utilizada no trail, que será realizado no dia 10 de dezembro em parceira com o Ludens Clube de Machico.

 

 

Teresa Dias

 

Enfermeira especialista na área da enfermagem saúde mental e psiquiátrica

 

Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM

 

Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências

Fonte: Jornal da Madeira