Silvestre Abreu continua a fazer o aviso à navegação: “A diabetes, que é uma doença crónica, é a grande ameaça ao desenvolvimento do milénio”. Mata muito mais que a Sida, mas é levada menos a sério, apesar de já ser considerada uma verdadeira pandemia.

 

O médico endocrinologista assinalou hoje, na Escola Secundária de Jaime Moniz, onde já foi aluno há 41 anos, o Dia Mundial da Diabetes, decretado pela Organização das Nações Unidas, com duas palestras para os diretores de turma, a convite da equipa que coordena o Projeto Saúde na ESJM.

 

A efeméride assinalada na Escola não é por acaso. O também diretor do Serviço de Endocrinologia do Sesaram deixa muito claro que o combate a esta pandemia só pode ser feito através da educação, também nas escolas, na aposta assumida e permanente na prevenção de hábitos saudáveis.

 

Silvestre Abreu fez-se também acompanhar da enfermeira Aldora Esteves que sensibilizou a plateia sobre as formas corretas de atuação junto de indivíduos diabéticos e a administração da insulina. Para além dos rastreios na Escola, foi também desenvolvida uma marcha simbólica de combate ao sedentarismo, já que a alimentação aliada a uma cultura regular de atividade física combate em 70% o risco de contrair a doença.

 

O presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira de Sousa, agradeceu a disponibilidade de Silvestre Abreu e Aldora Esteves, nesta partilha de conhecimentos com a comunidade escolar. Elogiou ainda aquela que tem sido “uma cruzada” do médico madeirense, por vezes, nem sempre bem entendida, no sentido da adoção de hábitos saudáveis em nome da saúde pública.

 

Fonte: Diário de Notícias