O médico Rafael Freitas, coordenador das unidades de AVC do Hospital Dr.º Nélio Mendonça, diz que a Liga Nós e os clubes prontificaram-se para a campanha de sensibilização relativa ao Dia Mundial do AVC.

O desporto é um bom veículo desta campanha, pela dinâmica que cativa e pela importância que tem na prevenção de uma boa saúde. A Liga de Clubes Profissionais de Portugal, o Serviço de Neurologia Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral e a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção juntaram-se para alertar sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença «que mais mata e incapacita» em Portugal, começa por referir ao JM Rafael Freitas, coordenador das unidades de AVC do Hospital Dr.º Nélio Mendonça. Esta é uma «campanha de sensibilização relativa ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral», aproveitando estas quatro instituições para «juntamente com todos os clubes da Liga NOS sensibilizar e divulgar um melhor tratamento da doença», continua.

 

Nesta campanha, afirma ainda Rafael Freitas, e durante a 9.ª jornada, as «equipas que integram a competição entrarão em campo com t-shirts alusivas à iniciativa». Já ontem, por exemplo, tivemos Nacional e Sporting a entrarem em campo com os slogans «Este pode sero jogo da sua vida!» e «Seja mais rápido que um AVC!.».

 

O médico sublinha a «importância da prevenção para evitar esta doença», e nada melhor que «utilizar o desporto como meio para alertar» o público, principalmente pela sua «dimensão e visibilidade mediática que alcança». É «possibilitar uma mensagem de alerta a população, utilizando o desporto como veículo dessa informação, pela dinâmica e pela importância que tem na saúde de cada um de nós, pretendemos fazer ver a todos que o AVC tem cura se for tratado e diagnosticado precocemente».

 

Fonte: Jornal da Madeira